16ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida acontece na UFSM

Evento promove discussões sobre saúde pública e celebra a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre HUSM, Conab e Ebserh

Abertura do evento

A 16ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida teve início na noite de quarta-feira (31), no largo do Planetário da UFSM. Intitulada “As mil e uma saúdes dos territórios”, a edição deste ano visa discutir saúde, cuidado e liberdade como atributos éticos da educação e da saúde pública.

Durante a programação do evento, que vai até o próximo dia 3, estão previstas mesas de conversa, távolas, e fóruns internacionais, explorando muito mais do que apenas a área da saúde, já que, conforme a lei 8.080, a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas é determinada por vários fatores, como casa, comida, trabalho e renda. Durante a abertura do evento, integrantes do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que garantirá que 30% das compras institucionais do HUSM seja da agricultura familiar.

O Congresso ocorre de 2 em 2 anos. A última edição, em 2022, ocorreu na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Esta é a primeira vez que o evento ocorre fora de uma capital. A presidenta desta edição e diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM, Maria Denise Schimith, comenta que trazer o Congresso para a UFSM é muito importante para criar uma maior horizontalidade nas rodas de conversa e nos fóruns, unindo acadêmicos, professores e a comunidade. A Universidade, que, conforme destaca Maria Denise, é referência na implementação de residências em saúde e destaca-se por sua Assistência Estudantil na América Latina, pode tornar o debate muito mais rico e horizontal.

Acordo de Cooperação Técnica

Humberto Moreira Palma, Edegar Pretto e Arthur Chioro, respectivamente, durante assinatura do Acordo

Durante a cerimônia, o presidente da Conab, Edegar Pretto, o superintendente do HUSM, Humberto Moreira Palma, e o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica. O compromisso tornará o HUSM o primeiro entre os hospitais universitários federais do Brasil a garantir que, pelo menos, 30% do recurso financeiro seja destinado à compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar. A ação vai ocorrer por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é executado pela Conab, na modalidade Compra Institucional.

O superintendente do HUSM, Humberto Moreira Palma, destaca que anualmente são produzidas 470 mil refeições no Hospital. Por isso, o Sistema Único de Saúde é também um “distribuidor de renda, que movimenta a economia, porque trabalha por bem-estar social, pela saúde, pela vida e pela alimentação”. Destaca ainda que, com o Acordo, além de melhorar a qualidade da alimentação, também será possível melhorar a economia regional, a partir de uma saúde global.

Após a assinatura, o Acordo passará por um chamamento público, por isso, ainda não há previsão para quando começará a valer.

Rede Unida

Maria Denise Schimith durante cerimônia de abertura

A Rede Unida é uma associação internacional de profissionais, trabalhadores de saúde, gestores, usuários do sistema único de saúde, professores. Teve início nos anos 70, com a reforma sanitária brasileira. “Unida” significa uma proposta de unir as ações identificadas na época como “Integração Docente Assistencial” – IDA. É uma importante iniciativa de inserção dos alunos na dinâmica de trabalho das unidades básicas de saúde, pois tem a função de aproximar a academia dos serviços de saúde da população, do território.

O Congresso ocorre de 2 em 2 anos. A última edição, em 2022, ocorreu na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Esta é a primeira vez que o evento ocorre fora de uma capital. A presidenta desta edição do evento e diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM, Maria Denise Schimith, comenta que trazer o Congresso para a UFSM é muito importante para criar uma maior horizontalidade nas rodas de conversa e nos fóruns, unindo acadêmicos, professores e a comunidade. A Universidade, que, conforme destaca Maria Denise, é referência na implementação de residências em saúde e destaca-se por sua Assistência Estudantil na América Latina, pode tornar o debate muito mais rico e horizontal.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura representantes do ministério da saúde, reitores de universidades brasileiras e internacionais, autoridades políticas e povos indígenas e quilombolas.

Texto: Andreina Possan, acadêmica de jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Fotos: Gustavo Damascena, estudante de produção editorial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista