Neste sábado (27), a Federal enfrentou a AE Jaguari no CDM e venceu por 4×3, com gols de Léo Rudek, Mateus, Leonardo e Tito. A vitória marcou a classificação da UFSM Futsal para os mata-matas da Série Ouro com três rodadas de antecedência, embora a equipe ainda tenha quatro confrontos pela frente nesta fase (ainda tem um jogo atrasado do 1º turno), e significa uma retomada após ficar sem vencer nos últimos dois jogos.
“É continuar pensando jogo a jogo, para classificar melhor ainda e poder trazer a decisão para dentro de casa, porque jogar com o apoio da torcida é muito importante”, afirmou o ala Mateus, considerado o melhor jogador da Federal na partida. Ele ressaltou que a equipe precisa continuar confiando no trabalho que está fazendo, para não diminuir o nível até os jogos da próxima fase. No momento, a Federal tem a quinta melhor campanha geral em aproveitamento(atrás apenas de Assoeva, ACBF, Atlântico e SER Santiago). “Hoje a vitória vale pela classificação, mas também valeu por mais três pontos na classificação geral, pois agora (classificados) temos que almejar a quarta campanha geral”, projetou o técnico Gabriel Pranke. Para ele, a campanha, a qual considera brilhante, e os 19 pontos alcançados se devem ao empenho de toda a equipe.
Sobre o jogo, o treinador elogiou o espírito guerreiro da equipe e considerou que a Federal só teve certa tranquilidade depois de abrir 4×1. “Salvo algumas exceções, tem tido jogos muito parelhos e isso mostra a força que nossa chave tem”, avaliou ele, considerando as duas partidas realizadas contra a AE Jaguari. Mateus também analisou o jogo e a campanha da UFSM até aqui:
– O jogo foi muito equilibrado, decidido no detalhe de novo. O trabalho e os treinamentos fizeram a diferença. Lá no início da temporada esse era o objetivo, classificar entre os três primeiros do grupo. Fizemos bons jogos contra Atlântico e Sercesa e conseguimos bons resultados, aí entramos nessa briga pelas primeiras posições.
Agora, a equipe volta suas atenções para a ATF, de Pelotas, a qual também enfrentará em dois finais de semana seguidos (3 de agosto aqui em Santa Maria e 10 de agosto no sul do Estado). O adversário vem de derrota para a Sercesa, em jogo que aconteceu neste domingo em Carazinho. Em caso de vitória no próximo sábado, jogando em casa, a Federal se iguala ao Atlântico, atual líder da chave B com 22 pontos, e abre quatro pontos de diferença para a Sercesa, que ocupa a terceira posição.
O jogo
Aos 2 min, a Federal chegou pela primeira vez, quando Leonardo avançou pela esquerda, recebeu lançamento de Mateus e concluiu no lado de fora da rede. Aos 4 min 20s, Jean Ramos recebeu metade da quadra de ataque, dominou passando por um adversário e chutou cruzado, vencendo Edinho: AE Jaguari 1×0. Aos 7 min, Julio puxou contra-ataque, driblou um marcador e chutou rasteiro. Edinho defendeu com o pé. A defesa iniciou contra-ataque da Federal, no qual Tito acionou Mateus na ala direita. Com a saída do goleiro, ele tocou para a área e Tariq não conseguiu alcançar.
Aos 8 min, Léo Rudek recebeu passe após cobrança de escanteio e concluiu por cima da trave. Logo depois, Pepo recebeu de Léo Rudek e ficou cara a cara com Vermelho, que fechou o ângulo e defendeu sua meta. Aos 10 min, Léo Rudek tentou o domínio e a bola sobrou para Tito, que ajeitou e chutou por cima. Aos 12 min, Matheus França roubou a bola e arriscou da intermediária. A bola passou raspando a trave direita do goleiro da UFSM. Um minuto depois, Léo Rudek puxou da esquerda para o meio e concluiu rasteiro. Vermelho espalmou para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Thales tocou para a área. Leo Rudek dominou e conseguiu girar para o gol, mas concluiu sobre Vermelho. Aos 15 min 10s, Tariq arriscou, a bola desviou em Léo Rudek e entrou no ângulo direito do goleiro: 1×1. A arbitragem assinalou gol para o camiseta 10 da Federal, Léo Rudek.
Aos 2 min, Matheus França criou a primeira chance dos visitantes na volta do intervalo. Ele driblou um adversário na ala direita e concluiu sobre Edinho, que precisou sair do gol para diminuir o ângulo de chute do atacante. Um minuto depois, Garcia passou para Pepo, que teve a conclusão defendida por Vermelho. No rebote, Léo Rudek mandou para o gol e Vermelho, ainda caído, defendeu novamente. Aos 6 min, Leozinho roubou a bola e serviu Julio, que concluiu no meio do gol, em cima do goleiro Edinho. Na sequência, Léo Rudek recebeu na ala direita e chutou cruzado. Vermelho defendeu com o pé.
Aos 7 min 58s, Thales roubou a bola na metade da quadra, avançou passando por um adversário e serviu Mateus, que deu uma cavadinha para tirar do goleiro: UFSM 2×1. Pouco depois, Julio recuperou a bola e passou para Kauan, que concluiu a gol e fez Edinho trabalhar mais uma vez. Aos 9 min, Pedro Couto recebeu de frente para o goleiro mas não conseguiu concluir. Edinho ligou rapidamente contra-ataque, acionando Léo Rudek, que passou para Thales. O ala da Federal concluiu sem força para fora. Aos 12 min 33s, Tariq recebeu na ala direita e lançou para a segunda trave. Leonardo teve tranquilidade para tocar de cabeça, encobrindo Vermelho: UFSM 3×1. Faltando 5 min 40s, Vermelho foi expulso, por colocar a mão na bola fora da área.
Na cobrança da falta, Tito passou para Mateus, que concluiu. Pedro Couto salvou em cima da linha da meta. Pouco depois, Thales pisou para Mateus, que concluiu com força. Colpo espalmou, fazendo grande defesa. Após a cobrança de escanteio, a bola rodou até chegar a Thales, que encontrou Tito na segunda trave. Ele só precisou completar para a rede: UFSM 4×1. Aos 16 min, Moisés Braga tentou passar para a segunda trave e Edinho interceptou, ligando contra-ataque. O jogador da Federal adiantou a bola e Pedro Couto roubou, chutando na saída do goleiro: UFSM 4×2. Aos 16 min 36s, Moisés Braga cobrou lateral e encontrou Leozinho, livre na segunda trave: UFSM 4×3. Faltando 40s, Jean Ramos tabelou com Leozinho e concluiu. Edinho defendeu e garantiu os três pontos da Federal: UFSM 4×3 AE Jaguari.
Texto e fotos: UFSM Futsal/Divulgação