UFSM é representada pelo Time Enactus em competição nacional

O Eneb busca a celebração do impacto alcançado pela rede Enactus

Entre os dias 16 e 19 de julho, o Time Enactus UFSM participa do Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb) 2024, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. O Eneb busca a celebração do impacto alcançado pela rede Enactus, por meio da confraternização entre os membros dos times, líderes e executivos. São quatro dias de interação e troca de experiências, por meio de rodas de conversa, palestras, exposição científica e competições.

O projeto de extensão Time Enactus UFSM faz parte da rede Enactus Brasil, que visa contribuir com a comunidade local, reforçando a possibilidade de construir o desenvolvimento social e econômico a partir de um novo paradigma e de iniciativas coletivas ambientalmente sustentáveis.

Aos participantes possibilita a observação de metodologias participativas e sua eficácia na construção de projetos com viés social e ambiental, por meio do contato direto com os problemas locais e as demandas da sociedade. Os resultados e impactos dos projetos realizados localmente pela equipe no último ano foram apresentados no Eneb na última quarta-feira (16). O time da UFSM está concorrendo com outros dois na categoria “Time Revelação”, e também na “Liga Rookie”, que premia equipes que iniciaram suas atividades no ciclo 2023-2024. A premiação dessas categorias ocorrerá na próxima sexta-feira (19).

Lauren de Arrial Lovato, acadêmica do Colégio Politécnico e membro do Time Enactus UFSM, apresentou o projeto “Espaço Pachamama: Laboratório de Educação Ambiental Lúdica da UFSM” no 2º Simpósio Nacional de Extensão e 9º Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil. O projeto Espaço Pachamama, iniciativa do Colégio Politécnico, recebeu o prêmio como melhor trabalho na categoria Protagonismo. A premiação é um reconhecimento da Enactus Brasil e do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. O trabalho é de autoria da acadêmica, em parceria com Suzimary Specht, Simone Nardi e Doneide Kauffmann Grassi.

Texto: Time Enactus UFSM