SAI divulga oportunidades de bolsas e atividades acadêmicas no exterior

A Secretaria de Assuntos Internacionais está divulgando duas oportunidades para atuação no exterior. A primeira é para o programa de bolsas para realização de estágios profissionais e de pós-graduação na Itália em 2025 e outra para o o programa de visitas acadêmicas do Instituto Fudan na China.

Bolsa na Itália

Organização Internacional Ítalo-latino americana (IILA), em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália (MAECI), está com inscrições abertas para o programa de bolsas para estágios profissionais e de pós-graduação na Itália em 2025. As bolsas são concedidas a cidadãos dos países membros da IILA que desejem realizar estágios pós universitários de especialização ou de atualização dos conhecimentos nas seguintes áreas:

• Agroalimentos e Tecnologias alimentares,
  • Sustentabilidade ambiental e Energias renováveis,
  • Ciências da vida e Biotecnologia,
  • Ciências e Tecnologias espaciais;
  • Conservação, Tutela e Restauração do Patrimônio Cultural.

Os candidatos aprovados receberão €1.500,00 mensais para cobrir as despesas com alimentação e hospedagem durante sua estadia, que deve ter duração mínima de 3 meses e máxima de 6 meses. Está previsto também a cobertura dos custos com seguro contra doenças, acidentes e responsabilidade civil. Os bolsistas ou as instituições de ensino de origem deverão custear as passagens aéreas e documentação para permanência na Itália. A data final das estadias dos participantes não deve ultrapassar 31 de janeiro de 2026.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de setembro, de forma on-line, através do formulário disponível neste link. Alguns dos requisitos para obtenção da bolsa são: ter idade máxima de 35 anos, ter diploma universitário e ter comprovada experiência em sua área de atuação. O edital também sinaliza que é desejável que o candidato possua conhecimentos básicos de Italiano. Para conferir todos os detalhes e requisitos do processo seletivo, os interessados devem acessar e ler com atenção a página oficial do programa e o edital completo

Visitas acadêmicas do Instituto Fudan

Instituto de Desenvolvimento de Fudan (FDDI) anunciou a abertura das inscrições para o “Fudan Visiting Scholar” (Programa de Visitas de Acadêmicos à Universidade de Fudan), que tem o intuito de aprofundar colaborações acadêmicas interdisciplinares através da interação de docentes e pesquisadores de instituições estrangeiras com o corpo docente da Universidade de Fudan

As vagas ofertadas são nos seguintes campos:

• Ciência Política
  • Sociologia
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Finanças
  • Outros campos da Ciências Sociais

Os candidatos devem possuir um tema de investigação ou projeto em curso na sua área de estudo e precisam organizar uma visita de 30 a 90 dias à China em 2024. Além de docentes e pesquisadores, também podem se candidatar pessoas com experiência em governos, organizações internacionais, empresas de renome, reservatórios de ideias (Think Tanks), ou instituições de comunicação social, que possuam forte capacidade de comunicação acadêmica e uma política de investigação científica.

Para obter mais informações sobre o processo de inscrição, os candidatos devem acessar o site oficial do programa. Também é fundamental que os candidatos leiam atentamente o edital completo e o formulário de aplicação, para conhecer todos os detalhes e requisitos do processo seletivo.

Os documentos necessário para a candidatura são:

• Formulário de Inscrição
  • Currículo
  • Foto em alta resolução do aplicante (JPEG ou PNG)
  • Plano de pesquisa (com pelo menos duas páginas)
  • Uma carta de recomendação de um pesquisador da área ou do diretor da instituição do candidato