A UFSM aprovou nas instâncias institucionais internas e mais recentemente na Capes (Edital n°. 25\2023) a primeira especialização gratuita do Brasil em Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado em Saúde, modalidade EaD, via Universidade Aberta do Brasil (ESPICS-UAB).
A proposta foi idealizada pelos docentes Marcio Rossato Badke (Departamento e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Santa Maria), Ângela Kemel Zanella (Departamento de Fisioterapia, Santa Maria) e Gianfábio Pimentel Franco (Departamento de ciências da Saúde, Palmeira das Missões), com contribuições de estudantes de graduação e pós-graduação, apoio do Centro de Tecnologia, Pró-Reitoria de Graduação e parcerias externas das docentes Ana Tânia Sampaio e Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e Silvana Ceolin, da Sociedade Educacional Três de Maio.
Seguindo os objetivos da Capes, a consolidação dessa ideia irá expandir e interiorizar mais um curso público do ensino superior, capitaneado pela UFSM. Foram meses de trabalho dedicados à construção da proposta dessa especialização necessária, inédita e inovadora, que tem seu início previsto para o primeiro semestre de 2025.
O grupo de trabalho está trabalhando nos próximos passos para a implementação da especialização e, em breve, serão divulgadas as datas das inscrições e mais informações.
Texto: Assessoria de Comunicação UFSM-PM