A UFSM promove no próximo final de semana, durante a Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), o seminário “Mudanças climáticas e os desafios na reconstrução de sistemas alimentares sustentáveis”. O objetivo é discutir ações que estimulem a agricultura familiar, a agricultura urbana e periurbana, a agricultura praticada pelos povos tradicionais, indígenas e quilombolas para garantir a segurança alimentar sustentável, especialmente após emergência climática que acometeu o Rio Grande do Sul.
A abertura do seminário será na sexta-feira (12), às 14h, no palco principal da Feicoop, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, com a presença do ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Também irão compor a mesa oficial o reitor da UFSM, Luciano Schuch, o pró-reitor de Extensão da UFSM e moderador da abertura, Flavi Ferreira Lisboa Filho, e a professora Rita Inês Paetzhold Pauli, organizadora do seminário.
Após a abertura oficial, o seminário terá continuidade no domingo, das 8h30 às 11h30, no Lonão Autogestão. Estarão em discussão os temas “agricultura urbana e periurbana sustentável, qualidades nutricionais dos alimentos, hortas comunitárias, prisionais e escolares”.
O evento será aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.