Equipe FieldCrops da UFSM apresenta resultados do maior projeto de produção sustentável de soja do Brasil

Dados e campeões do Soybean Money Maker foram divulgados de forma online

Nos dias 25, 26 e 27 de junho, a Equipe FieldCrops da UFSM realizou a entrega nacional dos resultados do campeonato Soybean Money Maker – safra 2023/2024, de forma online, devido às enchentes devastadoras que atingiram o estado do Rio Grande do Sul em maio. Inicialmente planejada como um evento presencial, a equipe adaptou-se às circunstâncias adversas e utilizou suas redes sociais para divulgar as resultados da safra 2023-2024.

No primeiro dia, o foco foi o yield gap das lavouras de soja no Brasil. O professor Alencar Zanon, coordenador da Equipe FieldCrops, apresentou o tamanho da lacuna de produtividade e quais são os principais fatores estão impedindo as lavouras de soja de produzir mais. No segundo dia, além de detalhar a história e a metodologia do campeonato Soybean Money Maker, Alencar apresentou os resultados da Operação Raízes, que diagnosticou o aprofundamento radicular, a química e a física dos solos de 95 lavouras no Brasil, desde Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, até Dom Eliseu, no Pará. O terceiro dia, o mais aguardado, foi reservado para anunciar os campeões dos pilares econômico, ambiental e social do Campeonato Soybean Money Maker, além de apresentar os três produtores mais sustentáveis do Brasil. A apresentação foi realizada por alunos dos cursos de Agronomia e de mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola (PPGEA) e em Agronomia (PPGAgro) da UFSM.

Um dos principais insights desta entrega foi a evidência clara da oportunidade de aumentar significativamente a produtividade apenas com melhorias no manejo, através do aumento da eficiência produtiva. A eficiência produtiva refere-se à distância, em porcentagem, da produtividade média em relação ao potencial de produtividade. No Brasil, a eficiência produtiva média é de 55%, com um potencial de 5,4 t ha-1.

Por outro lado, no Soybean Money Maker, e eficiência produtiva média das lavouras foi de 78%, com um potencial de 5,3 t ha-1. Sendo assim, se todos os produtores do Brasil alcançassem a mesma eficiência dos participantes do campeonato, seria possível aumentar a produção em 54 milhões de toneladas na atual área agricultável brasileira, o que é equivalente a salvar 18 milhões de hectares da Floresta Amazônia de uma possível conversão para a agricultura.

Marcos Dalla Nora, aluno do PPGAgro da UFSM e coordenador do Soybean Money Maker, enfatizou a importância desse projeto, que na sua opinião está revolucionando a produção de soja no Brasil. Ele agradeceu a todos os colaboradores e destacou que a abordagem centrada no potencial e nos fatores limitantes da produtividade da soja é fundamental para aumentar a produção de alimentos com sustentabilidade e rentabilidade.

Já o professor Alencar destacou que é necessário aumentar a produção de alimentos para garantir a segurança alimentar, mas que isso só vai ser possível através de um bom diagnóstico, com dados oriundos de lavouras de produtores e necessariamente precisa ocorrer a preservação do meio ambiente.

O campeonato contou com o apoio da UFSM, Universidade Federal do Maranhão, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” da Universidade de São Paulo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Fundação Mato Grosso, Aprosoja Rondônia, Aprosoja Meio Norte, Universidade Estadual de São Paulo, Universidade Federal de Rondônia, Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas, Universidade Federal de Jataí, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e Centro Universitário de Rio Preto, além de empresas privadas.