A partir de agosto, HUSM implementa serviço de bombeiros civis

Serviço funcionará 24h por dia e visa promover mais segurança à comunidade hospitalar, além de prevenir incidentes e possibilitar resposta rápida a emergências

O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), irá implementar, a partir do dia 1º de agosto, o serviço de bombeiros civis. A iniciativa visa garantir a segurança e o bem-estar de todos que frequentam o Hospital: pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), acompanhantes, visitantes, profissionais e toda a comunidade universitária. O serviço funcionará 24 horas por dia e será realizado mediante contrato com empresa especializada para este fim. Oito bombeiros civis atuarão em regime de escala de trabalho de 12hx36h, sendo o posto “A” em funcionamento das 7h às 19h e o posto “B” das 19h às 7h.

Segundo o chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, Elson Cozza, “A importância dessa iniciativa é a ‘confiabilidade’, tanto na certeza de resposta efetiva em caso de sinistros, como também, e a mais importante, na garantia da adequada preservação da funcionalidade dos meios de prevenção e proteção contra incêndio existentes na edificação”. E acrescentou, “Em uma instituição pública e de grande porte como é o caso dos hospitais universitários, essa condição não é diferente. O simples fato de sua presença no ambiente hospitalar já demanda maior segurança para todos”.

Atribuições dos bombeiros civis no HUSM-UFSM

As atividades desempenhadas pelos bombeiros civis no HUSM-UFSM estão oficialmente pactuadas no Termo de Referência do contrato de prestação de serviço e incluem atuações imediatas em emergências, tais como auxílio no abandono da edificação, realização de primeiros socorros e resgate de vítimas. Também são responsáveis pelo acionamento imediato do Corpo de Bombeiros Militar, independentemente da análise da situação, mantendo interface com o mesmo durante a emergência. Ainda, atuam no controle de pânico, orientando a população e proporcionando meios para que o local de pânico e/ou risco seja abandonado no menor tempo possível.

Outra função dos bombeiros civis no HUSM será realizar atuações periódicas diárias de prevenção, como a execução de serviço de ronda diária, diurna e noturna, a fim de verificar todas as áreas da edificação e identificar possíveis anormalidades. Os profissionais são responsáveis por identificar pontos de risco e realizar as devidas correções ou comunicações, além de inspecionar os equipamentos de prevenção e proteção contra incêndios existentes. Além disso, darão suporte em todos os eventos de médio e grande porte realizados no HUSM-UFSM.

As atividades dos bombeiros civis incluem atuação em capacitações e orientações gerais, como a realização de capacitações e orientações do público interno quanto às medidas preventivas contra incêndio no interior do Hospital, capacitação de equipes específicas e interação com a Brigada de Incêndio do HUSM. É importante ressaltar que todas essas medidas estão em conformidade com a legislação de prevenção de incêndio do Rio Grande do Sul, que exige a presença de bombeiros civis em locais de reunião de público com mais de cinco mil pessoas. No caso do HUSM-UFSM, onde diariamente circulam entre quatro e seis mil pessoas, a presença dos bombeiros civis é fundamental para garantir a segurança.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh