Quilombo receberá auxílio de ações de extensão da UFSM para recuperação após enchentes

Localizado em Restinga Seca, o quilombo Rincão dos Martinianos recebeu visita técnica do ODH

Em demonstração de compromisso social e solidariedade, a UFSM, por meio de ações de extensão do Programa UFSM Solidária e Cidadã: Esperança e Reconstrução para o Rio Grande do Sul, está intensificando seu apoio e presença nas comunidades impactadas pelas enchentes. O quilombo Rincão dos Martinianos, localizado no município de Restinga Seca, recebeu no dia 11 de junho uma visita técnica do Observatório dos Direitos Humanos (ODH) para realizar um levantamento das demandas locais e contribuir efetivamente com a reconstrução das áreas atingidas.

O principal objetivo é identificar as necessidades mais urgentes, visando auxiliar na elaboração de um plano de ações que possa acelerar o processo de enfrentamento à crise climática. Contando com a participação ativa de docentes, discentes, pesquisadores e técnico-administrativos, em parceria com a associação de moradores quilombolas e estudantes locais do ensino médio, a iniciativa espera promover o desenvolvimento sustentável e reafirmar o papel da instituição na busca pelo bem-estar social.

Com cerca de 40 famílias, o quilombo Rincão dos Martinianos – recentemente reconhecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para políticas públicas no Programa Nacional de Reforma Agrária – também sofreu inundações, enxurradas e alagamentos que afetaram as moradias. Os projetos de extensão esperam contribuir na região com atividades de infraestrutura, como manutenções elétricas e pequenas reformas, contribuindo também com oficinas de boas práticas de manipulação de alimentos, assistência nutricional e saúde. As atividades estão previstas para julho e serão realizadas por mutirões no período de três a quatro dias.

O Programa Chamada Humanitária – Reconstrução RS, da Pró-reitoria de Extensão, está com inscrições abertas em fluxo contínuo até o dia 30 de setembro.

Texto: Assessoria de Comunicação do ODH