Com coordenação regional da UFSM, 18ª Olimpíada de Matemática entregou medalhas

Neste ano a OBMEP concedeu premiações regional e nacional

foto colorida horizontal de pessoas em pose oficial em um palco
Premiação reuniu representantes de escolas de 65 municípios

Na tarde de sexta feira (21) ocorreu no Park Hotel Morotin a cerimônia regional de premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). A organização do evento é da coordenação regional da OBMEP, região RS02, sediada junto ao Departamento de Matemática do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, coordenada pela professora Taísa Junges Miotto.

O Park Hotel Morotin estava lotado, com mais de mil pessoas, incluindo medalhistas, pais, professores e dirigentes de 65 municípios das regiões Centro e Noroeste do estado.

Diferentemente dos anos anteriores, neste ano a OBMEP concedeu dois tipos de premiação: regional e nacional. Na premiação regional, foram agraciados os estudantes considerando o seu desempenho na prova da OBMEP referente apenas aos alunos de todo o estado do Rio Grande do Sul. Já na premiação nacional, são considerados os melhores desempenhos dentre os alunos de todo Brasil.

Ao todo, foram entregues, a nível nacional, 83 medalhas de bronze, 34 medalhas de prata e 12 certificados de ouro, além de premiação para 24 professores e 16 escolas. Em âmbito regional, foram 205 medalhistas de bronze, 96 de prata e 28 de ouro.

foto colorida horizontal de um auditório, com cadeias ocupadas, e em primeiro plano pessoas sentadas em uma mesa oficial, no palco
Cerimônia de premiação ocorreu na sexta (21)

A entrega das medalhas e certificados aos premiados foi feita pela coordenadora da OBMEP RS02 e pelos professores Edson Sidney Figueiredo, chefe do Departamento de Matemática da UFSM, Márcio Luis Miotto, coordenador regional do Programa de Iniciação Científica (PIC) da OBMEP, José Neri Gottfried Paniz, diretor do CCNE, e do reitor da Instituição, Luciano Schuch.

“Foi muito gratificante ver o auditório lotado daquela forma, com tantas pessoas emocionadas e orgulhosas das medalhas e prêmios recebidos. Nos faz perceber que a OBMEP e a UFSM estão fazendo um bom trabalho e cumprindo com seu papel de auxiliar e aprimorar a educação da comunidade escolar da região abrangida pela nossa regional”, avalia Taísa.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, vem oportunizando aos alunos condições de aprimorar e desenvolver seus estudos, incentivando o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, bem como promovendo uma boa educação em Matemática em todo o país.

Fotos: Luís Manoel Do Rosário Ferraz/divulgação