Centro de Tecnologia inaugura Sistema de Simulações Digitais para Subestações de Distribuição

Sistema foi desenvolvido em consórcio entre UFSM, UFTPR e UFSC, com projeto da ANEEL e financiamento da CPFL Energia

Professor Adriano de Morais apresenta o Sistema de Simulações Digitais para Subestações de Distribuição (foto: Yuri Lima/CT-UFSM)

Ocorreu na tarde desta segunda-feira (14) a inauguração do Sistema de Simulações Digitais para Subestações de Distribuição, que está instalado no Instituto de Redes Inteligentes (INRI) do CT-UFSM. O Sistema visa desenvolver uma ferramenta de proteção centralizada para subestações digitais e permite às subestações de energia atuarem com automação total, gerando mais controle, proteção e confiabilidade no fornecimento de energia.

O evento celebrou os frutos da parceria entre um consórcio de universidades públicas (UFSM, UFTPR e UFSC) e sociedade civil (CPFL/RGE e a startup Fox IoT) sob as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Sistema de Simulações Digitais para Subestações de Distribuição, desenvolvido nos laboratórios do INRI com a atuação de diversos pesquisadores e professores do CT, teve financiamento do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da CPFL Energia, seguindo o projeto de pesquisa e desenvolvimento do órgão responsável pela regulação do setor de energia elétrica. Trata-se de um projeto de pesquisa e inovação gera benefícios diversos: avanços técnicos às universidades, ganhos comerciais às empresas e maior segurança aos consumidores.

O Pró-Reitor de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Bernardon, afirmou que o projeto do Sistema representa um ciclo virtuoso do trabalho realizado na Universidade, que vai desde a teoria científica até a validação social das soluções desenvolvidas.

O professor Tiago Marchesan, Diretor do CT, agradeceu à empresa pela confiança no trabalho da Universidade e destacou a sinergia docente e técnica efetivada no projeto, cujo resultado é um produto eficiente.

O Reitor da Universidade, Luciano Schuch, participou da segunda parte da atividade de inauguração, a visita técnica aos laboratórios do INRI. Estiveram presentes no evento, ainda, os representantes da CPFL Energia, Eduardo Henrique da Silva e Giulianno Bolognesi Archilli, além do professor Adriano Morais, representando os docentes e pesquisadores participantes do projeto.

Texto: Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM