UFSM recebe R$ 19,5 milhões por meio do PAC das Universidades para arcar com custos de nove obras

Estão previstas reformas e construções de prédios localizados em todos os campi da instituição

O reitor Luciano Schuch comunicou nesta sexta-feira (21) que a UFSM recebeu a verba de R$ 19,5 milhões de reais através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado às Universidades Federais. O montante será destinado à execução de nove obras situadas tanto no Campus Sede quanto nos campi de Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões.

O PAC foi instituído pelo Decreto nº 11.632, de 11 de agosto de 2023, do Governo Federal e tem como objetivo promover o desenvolvimento inclusivo, social e regional em território brasileiro. Com foco nas instituições de ensino superior, diminuir a evasão de estudantes e melhorar a qualidade de infraestrutura oferecida são as metas estipuladas.

Entre as obras incluídas no ofício da UFSM, destacam-se: reformas nas Casas do Estudante Universitário espalhadas entre os campi envolvidos; as salas de aula dos cursos de Comunicação Social; um laboratório do campi de Cachoeira do Sul, um Complexo de Esportes de Raquete do Centro de Educação Física e Desportos; um novo bloco para o curso de Sistemas de Informação em Frederico Westphalen; um pavilhão de equoterapia em Palmeira das Missões; uma arena digital no Parque de Inovação do Campus Sede; e melhorias no Parque de Exposições Multifeira.

Além da verba recebida pelo PAC das Universidades, a UFSM irá utilizar os recursos emergenciais liberados pelo Ministério da Educação, via Secretaria de Educação Superior, no fim de maio. Ao todo, R$ 8,5 milhões foram enviados à instituição em Santa Maria para recuperar os estragos causados pelas fortes chuvas que atormentaram o Rio Grande do Sul, desde o fim de abril. Para o reitor, o uso deste montante “vai qualificar com certeza a infraestrutura e cada vez melhor desenvolver ensino, pesquisa e extensão na nossa Universidade”.

Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Foto: Proinfra