Colégio Politécnico está entre as melhores escolas do Brasil com base nas notas do Enem

Ranking é baseado em pesquisa anual da empresa de inovação educacional AIO Educação

A empresa AIO Educação divulgou um ranking das melhores escolas com base nas notas mais altas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. O Colégio Politécnico da UFSM se destacou devido ao desempenho dos alunos do Ensino Médio, alcançando o terceiro lugar no Brasil entre todas as escolas públicas, com uma média geral de 711,7 pontos na avaliação objetiva com redação. A escola Popular Madre Maria Villac, de Teresina, obteve uma nota 724,1 na primeira posição, enquanto queo Colégio Tiradentes de Ijuí obteve uma média geral de 714,7, ocupando a segunda posição.

Além disso, o Politécnico também foi referência por obter uma média de 671,7 pontos na categoria objetiva sem redação. O ranking evidencia que o Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM segue sendo um dos melhores ensinos médios entre escolas públicas e privadas em Santa Maria.

Ao analisar as escolas públicas e privadas, o Politécnico se posicionou do seguinte modo:

Localmente (Santa Maria): 1º lugar geral (públicas e privadas)

Regionalmente (RS): 2º lugar geral (públicas e privadas)

Nacionalmente (Brasil): 3º lugar (públicas)

Nacionalmente (Brasil): 45º lugar geral (públicas e privadas)

O coordenador substituto do Ensino Médio do Colégio Politécnico, Fabrício Halberstadt, ressalta que esses resultados reforçam a excelência do trabalho desenvolvido no Colégio, que nos últimos anos vem ocupando as primeiras posições nesse ranking.

“Vale destacar que a turma que concluiu o curso em 2023 ingressou em 2021, ano da pandemia da Covid-19. As aulas naquele ano foram quase em sua totalidade na forma remota, o que representou um desafio para a instituição, os professores, os alunos e seus familiares”, compartilhou Fabrício.

Em relação à edição anterior

Comparando os resultados do Colégio Politécnico da UFSM de 2023 com o ranking de 2022, observa-se uma melhoria significativa no desempenho dos alunos no Enem. Em 2022, o colégio alcançou uma média de 689,91 pontos, ficando em 2º lugar no Rio Grande do Sul e destacando-se como uma das melhores escolas públicas. Já em 2023, houve um aumento significativo na média para 711,7 pontos, consolidando-se novamente em 2º lugar no estado e alcançando a 45ª posição no ranking nacional.

No entanto, é importante ressaltar que, apesar dos desafios impostos pela pandemia de 2021 terem afetado o processo de aprendizagem dos alunos que prestaram o Enem nos dois anos, com a predominância de aulas semipresenciais, o Colégio Politécnico superou essas dificuldades.

A adaptação estratégica permitiu um foco renovado na recuperação de conteúdos e no apoio aos alunos, resultando em um desempenho melhor no Enem em 2023. Além disso, o Colégio Politécnico manteve a liderança local em Santa Maria, conquistando o primeiro lugar entre as escolas avaliadas na cidade.

De acordo com o professor Rodrigo Leal, coordenador do Ensino Médio, “esse resultado é multifatorial. O Colégio investe para que os estudantes alcancem autonomia e motivação na busca de seus objetivos, e os estudantes e suas famílias também contribuem fortemente para esse sucesso, que é apenas uma parte da trajetória cheia de desafios que percorrem ao longo de três anos”.

O professor também destaca a importância de fatores como a boa infraestrutura do Colégio e o corpo docente qualificado e dedicado a alcançar diversos objetivos de aprendizagem.

A direção do Colégio Politécnico acrescenta que a turma que prestou o Enem no ano de 2023 foi a primeira a concluir o ensino médio na nova modalidade adotada pelo colégio, em uma proposta pedagógica que considera a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e itinerários formativos, envolvendo combinações/arranjos relativos às quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e matemática.

Sobre o ranking

O ranking é realizado anualmente pela startup carioca AIO Educação e possui o objetivo de classificar as instituições com base nas médias mais altas obtidas pelos alunos no Enem. Para realizar o levantamento, a empresa possui acesso aos microdados do Enem fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.

Desse modo, são consideradas as médias das notas das provas objetivas e de redação do Enem de cada escola. As escolas são agrupadas em categorias de acordo com o número de alunos participantes e a inclusão ou não da nota da redação. É importante destacar que este ranking não possui certificação oficial e é uma iniciativa privada.

Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico