Pesquisa da Química da UFSM é destaque na capa de uma das principais revistas de Cristalografia

Projeto foi desenvolvido no grupo de pesquisa Núcleo de Química de Heterociclos

Um projeto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM foi destaque na capa do periódico Crystal Growth & Design, uma das principais revistas de cristalografia do mundo. O artigo, intitulado “[2]Rotaxane Solvates: Insights into the Presence of Solvents in the Crystal Lattice“, foi elaborado pelo então doutorando Fellipe Freire Santos de Farias, sob a orientação do professor Marcos A. P. Martins, e faz parte da tese defendida em março de 2024.

O projeto foi desenvolvido no grupo de pesquisa Núcleo de Química de Heterociclos (NUQUIMHE), e contou com a participação de outros membros do grupo: o doutorando Gustavo H. Weimer, os alunos de iniciação científica Suzan K. Kunz e Ramon R. Prates e a egressa do grupo e atual professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Tainára Orlando.

A capa do periódico (imagem ao lado) é uma arte produzida pelo professor Paulo Bittencourt, da UTFPR, que busca demonstrar a integração das áreas de Engenharia de Cristais com o processo de cristalização para a síntese e aplicação de novos materiais, utilizando moléculas de [2]rotaxanos solvatos como modelos.

Em sólidos cristalinos, a ocorrência de solvatos é recorrente. O objetivo do projeto foi explorar os papéis dos solventes na cristalização de rotaxanos, utilizando a metodologia do cluster supramolecular, desenvolvida pelo professor Marcos Martins, e empregando modelos de rotaxanos baseados em macrociclo de tetralactama, também sintetizados pelo grupo de pesquisa, para entender a relevância e o protagonismo das moléculas de solvente no processo de cristalização.

“Estamos muito felizes com os resultados alcançados, primeiramente com a publicação do artigo que faz parte da minha tese em uma das revistas mais prestigiosas em cristalografia, e ainda mais entusiasmados com o reconhecimento da nossa arte na capa da revista. Essa divulgação nos enriquece, demonstra a qualidade de nossa pesquisa e nosso empenho e dedicação como pesquisadores”, comenta Fellipe.

A pesquisa em Engenharia de Cristais e a síntese de máquinas moleculares são duas vertentes importantes no grupo NUQUIMHE. Resultados como esse demonstram a qualidade e a inovação da pesquisa realizada na UFSM e no PPGQ.

A capa pode ser visualizada no link e o artigo pode ser lido na íntegra no link, disponível em acesso aberto devido ao acordo firmado entre a Capes e a ACS em 2024. A tese completa de Fellipe Freire pode ser acessada no repositório Manancial da UFSM pelo link.