Ação de extensão da UFSM promove a 1ª edição da Olimpíada Nacional de Filosofia

A primeira etapa, de caráter regional, ocorre no dia 28 de junho. A etapa final, de 17 a 20 de outubro, será na UFSM

Um projeto de extensão da UFSM é responsável por promover a 1ª edição da Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), contando com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições, que tiveram duas chamadas, encerraram-se na última quinta-feira (13). Ao todo, foram 566 estudantes inscritos, de escolas públicas e particulares.

A primeira etapa da olimpíada, de caráter regional, ocorre no dia 28 de junho, às 14h, na qual os alunos participantes terão de escrever um ensaio a partir de quatro temas sugeridos no início do teste. Os 10 participantes mais bem colocados de cada região do Brasil – ou seja, 50 finalistas ao todo, acompanhados de seus professores de filosofia – virão até a UFSM, no período de 17 a 20 de outubro, para disputar a etapa final.

Docente do Departamento de Filosofia da UFSM, a professora Mitieli Seixas da Silva é a diretora geral da Onfil. Ela conta que a ideia da competição surgiu quando da abertura, em 2023, de um edital – pelo MCTI e CNPq – para a realização de olimpíadas científicas. Nos anos anteriores, a própria Mitieli, da mesma forma que outros professores da Filosofia da UFSM, havia trabalhado no processo de seleção anual de dois estudantes brasileiros para competir na Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO).

Os competidores da Onfil terão quatro horas para escrever o ensaio, sem limite de tamanho, em um computador sem acesso à internet. Quando concluídos, os textos vão passar pela avaliação de jurados, em duas rodadas. O mesmo procedimento valerá para a final, na UFSM. A etapa final, porém, não vai consistir apenas na realização da prova, pois os estudantes finalistas e seus professores terão a oportunidade de participar de uma programação acadêmica, social e cultural que está sendo elaborada pela organização da Onfil. A equipe organizadora da olimpíada conta também com a participação de bolsista dos cursos de Filosofia da UFSM. Além disso, na condição de coordenadores regionais e estaduais, ou como jurados, colaboram professores de várias instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.

Na etapa final, os estudantes finalistas e seus professores não terão custos de hospedagem e alimentação. O único custo com o qual terão de arcar será a viagem até Santa Maria. Nesse sentido, será concedida ajuda de custo para até quatro estudantes de escolas públicas por região. Haverá ainda a concessão de 10 bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes de escolas públicas medalhistas na etapa regional da Onfil. Outra ação planejada é a doação, pelos participantes, de livros de literatura e filosofia, que serão distribuídos para escolas da região central do Rio Grande do Sul, principalmente as que atendem comunidades atingidas pelas fortes chuvas e inundações das últimas semanas.

O projeto de extensão da Onfil inclusive faz parte do programa UFSM Solidária e Cidadã, que reúne ações voltadas ao enfrentamento da situação de calamidade pública no estado. Na UFSM, a Onfil conta também com o apoio das pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Extensão (PRE), bem como do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e do Departamento de Filosofia.

Outras informações sobre a Onfil constam na página www.ufsm.br/onfilbr.

Texto: Lucas Casali