Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de extensão da UFSM sedia formação para a prevenção de desastres

Oficina “Construção e protocolos de abrigamento” capacita poder público e comunidade acadêmica



foto colorida horizontal de um homem em pé, segurando papeis nas mãos, falando para pessoas sentadas em torno de uma mesa. O cenário é de ambiente fechado, com um telão ao fundo
Formação é dada pelo CEO da Hopeful Brasil Abner de Freitas, especialista na prevenção de desastres

O Fórum de Ações e Respostas a Mudanças Climáticas e Desastres da UFSM está recebendo etapas da oficina “Construção e protocolos de abrigamento”. Promovida pelo programa Santa Maria Cidade Resiliente, da Prefeitura, e ministrada pela startup porto-alegrense Hopeful Brasil, especializada na prevenção de desastres, a formação visa capacitar membros do poder público municipal e comunidade acadêmica em ações de prevenção e resposta a emergências climáticas. 

Após o terceiro encontro teórico, realizado na semana passada, na próxima quarta (19) os participantes irão construir um protocolo de abrigo simulado. Além da estrutura física, o protocolo deve pensar formas de garantir às vítimas o acesso aos direitos humanos. A oficina é realizada na Sala Inovadora do Colégio Politécnico, que iniciou o projeto de extensão. O espaço também receberá neste ano outras oficinas realizadas pelo programa da Prefeitura, que irão abordar temas como a elaboração de políticas específicas para mulheres, crianças, idosos, entre outros.

A professora do Colégio Politécnico e coordenadora do projeto Nadianna Marques conta que o Fórum, criado no dia 3 de maio, em meio à crise climática que abalou o estado, tem como objetivo não só atuar em respostas às emergências, mas sim, promover a educação e conscientização durante todo o ano. “É necessário capacitar a rede que irá atender a população atingida, porque apesar da formação na área de saúde ou assistência social, a atuação em desastres exige uma série de outras questões”, destaca a pesquisadora, que trabalha com o tema desde 2014. 

A questão do abrigamento faz parte de uma série de temáticas para a qual serão formalizados protocolos de ação. A capacitação para a elaboração dos planos é baseada em práticas internacionais para atuação em desastres.

foto colorida horizontal de pessoas sentadas em volta de mesas conversando em grupos
Realizada na Sala Inovadora do Politécnico, oficina reúne mais de 40 participantes

Santa Maria como pioneira em prevenção

Abner de Freitas, CEO da Hopeful e responsável por ministrar a oficina, participou como consultor na atualização do plano de contingência de Santa Maria, realizado pela Prefeitura por meio do programa Cidade Resiliente. O plano de contingência é uma ferramenta utilizada pela Defesa Civil e Poder Executivo do município para planejar ações de resposta e prestação de serviços em diferentes cenários de desastre.

De acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), existem 18 categorias de desastres e, cada uma delas requer um protocolo específico. “Santa Maria é uma das poucas cidades a possuir protocolos para cada uma das 18 categorias em seu plano de contingência, se não for a única”, destaca Abner. Antes da atualização do plano de contingência, o município possuía sete protocolos de ação.

A oficina conta com mais de 40 participantes em uma metodologia de planejamento e construção coletiva de abrigos,  entre eles profissionais de Assistência Social, Psicologia, Serviço Social, Defesa Civil e Exército.

Representam a Universidade professores e alunos dos cursos de Psicologia, Ciências Sociais, Gestão Ambiental, Enfermagem e Cuidados de Idosos. O especialista em prevenção de desastres destaca que a participação da UFSM e seu corpo acadêmico contribui para a reflexão e construção de soluções.

Texto e fotos: Bernardo Silva, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali e Ricardo Bonfanti, jornalistas

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-66060

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes