UFSM firma acordo internacional com Instituto SAS para disciplinas de pós-graduação

Iniciativa vai proporcionar que alunos do PPGCTA desenvolvam conhecimento técnico em análise de dados científicos

foto colorida horizontal de quatro pessoas sentadas à frente de computadores, aparecendo de costas, em uma sala
Acadêmicos utilizam a plataforma SAS Viya for Learners

Convênio internacional assinado pela UFSM vai possibilitar que os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (PPGCTA) desenvolvam suas habilidades em análise de dados científicos utilizando o programa estatístico SAS Viya, do Instituto SAS, plataforma de analytics mundialmente conhecida. O acordo, assinado em dezembro de 2023, passou a valer a partir do primeiro semestre de 2024 e coloca a UFSM na lista das 400 universidades do mundo que utilizam o SAS para ensino e análise de dados.

O programa está integrado nas disciplinas de Estatística Aplicada, ministrada pelo professor Renius Mello, e Análise Multivariada, ministrada pelos professores Fernanda Cristina Breda e Renius Mello, mas, para acessar o software de forma gratuita, basta criar um perfil acadêmico na página Programas Acadêmicos do SAS, utilizando o email institucional (@ufsm).

Os alunos do PPGCTA irão desenvolver suas habilidades em sala de aula, por meio da plataforma SAS Viya for Learners, uma versão acadêmica do software SAS Viya. Na parte teórica, os alunos irão aprender o conhecimento técnico das análises de dados científicos, e na carga horária prática irão utilizar o programa para trabalharem com os dados e analisá-los. Ao cumprimento das disciplinas, os acadêmicos receberão um selo digital Academic que irá destacar sua expertise e experiência no uso do SAS Viya. O programa oferece ferramentas como BI (business intelligence), AI (artificial intelligence), machine learning e deep learning.

Outras quatro universidades do Brasil têm parceria com o SAS, mas apenas apenas a UFSM oferece a especialização em análise estatística aplicada. “O SAS Viya é uma excelente escolha, pois oferece uma diversidade enorme de ferramentas que abrangem todo o ciclo de vida analítico”, destaca o professor Renius Mello. A parceria é válida por tempo indeterminado.

Texto: Andreina Possan, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Foto: Renius Mello
Edição: Mariana Henriques e Ricardo Bonfanti, jornalistas