Curso do Ctism faz reparo de eletroeletrônicos avariados por intempéries em bairro de Santa Maria

Alunos e professores de Tecnologia em Eletrônica Industrial desenvolvem atividades no Loteamento Brenner

foto colorida horizontal de rapazes, de costas, acompanhando um homem agachado fazendo reparos em um eletroeletrônico sobre uma mesa. O cenário é uma espaçosa oficina
Grupo participou de um curso básico de reparos elétricos em refrigeradores, micro-ondas e máquinas de lavar

Estudantes e professores do curso superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) estão participando da ação de extensão “Manutenção de eletroeletrônicos em comunidade em situação de vulnerabilidade social”, vinculada ao programa de extensão “UFSM Solidária e Cidadã: esperança e reconstrução para o Rio Grande do Sul”, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Desde 28 de maio, o grupo vem desenvolvendo atividades de extensão junto à comunidade do Loteamento Brenner, localizado no bairro Divina Providência, em Manta Maria.

As atividades consistem, entre outras, de manutenção e reparo de eletroeletrônicos avariados por intempéries. Para habilitar os estudantes às ações, o ramo estudantil do IEEE/UFSM, formado por um grupo de estudantes que faz parte do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, promoveu, no dia 7 de junho, o curso básico de reparos elétricos em refrigeradores, micro-ondas e máquinas de lavar.

Com a participação de professores e acadêmicos do terceiro semestre, o curso teve duração de três horas e contou com atividades que envolveram conhecimentos teóricos e práticos necessários para o reparo de máquinas de lavar roupa e fornos elétricos. Os instrutores foram os estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica Industrial Lucas Monteiro Ilha, Miguel Spagnolo Martins e Lucas Medeiros Costamilan.

Foto: Rafael Adaime Pinto