O dia 30 de abril de 2024 será lembrado pela Editora UFSM como o marco inicial da destruição causada pelas fortes chuvas que vêm assolando o Rio Grande do Sul. Nesse dia, o sistema de escoamento do prédio da Reitoria não foi suficiente para conter o grande volume das chuvas, e o subsolo do prédio foi inundado. O estoque da editora, que reunia mais de 40 anos de publicações, ficou debaixo d’água. Só não foram atingidas as prateleiras mais altas, nas quais havia uma quantidade pequena de caixas de livros. Muitos títulos foram completamente perdidos na enchente e precisam ser reimpressos.
Após semanas dedicadas à contagem das perdas, contato com autores e planejamento estratégico, a Editora UFSM está lançando uma nova campanha, intitulada “Salve o Livro”, a fim de promover seu catálogo remanescente e a venda de livros digitais. A campanha começou na última segunda-feira (10) e se estenderá ao longo de oito semanas. Na primeira semana, serão divulgados livros da área das ciências rurais. A ação compreende a venda de livros em formato e-book e impressos disponíveis na Livraria UFSM, bem como a pré-venda de obras inéditas. A pré-venda desses títulos selecionados se estenderá pelas oito semanas da campanha, e, na compra desses livros, o consumidor receberá o frete grátis e ganhará brindes, entre os quais estão outras obras publicadas pela Editora UFSM.
Com a campanha, tem-se o objetivo de sensibilizar a comunidade em relação às perdas da editora, que, em números brutos, ultrapassaram 40 mil exemplares, e estimular a compra de livros em formato digital e dos impressos restantes, disponíveis na Livraria UFSM. O valor obtido por meio dessas vendas será direcionado à reedição e reimpressão das obras perdidas na enchente.
Sabe-se que a devastação atingiu direta ou indiretamente todo o estado e a editora UFSM lamenta profundamente as perdas sofridas por todos os afetados. Ainda, aproveita para renovar o compromisso de trabalhar junto na reconstrução do Rio Grande do Sul.
É possível acompanhar a campanha “Salve o Livro” nas redes sociais da editora (@editoraufsm). E também visitar a Livraria e Grife UFSM e adquirir produtos promocionais.
Com informações do Setor de Comunicação da Editora UFSM