Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe FieldCrops da UFSM apresenta resultados de um dos maiores projetos de produção sustentável da Venezuela

Dados preliminares foram apresentados pelo professor Alencar Zanon



foto colorida horizontal com pessoas em pose para foto, algumas em pé e outra agachadas, em uma lavoura de plantas ainda pequenas, ao fundo céu com nuvens cinzas e brancas
Equipe da UFSM fez visitas técnicas em lavouras
O professor da UFSM Alencar Zanon, consultor da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), apresentou os resultados preliminares do projeto de sistema de rotação de arroz/soja na Venezuela. Esse projeto faz parte do dissertação do mestrando João Souza, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), e do trabalho de conclusão de curso de Cintia Piovesan, aluna de Agronomia do Centro de Ciências Rurais (CCR), todos integrantes da Equipe FieldCrops.
 
Nos dias 4 e 5 de junho, dirigentes do setor agrícola, agricultores e especialistas envolvidos neste projeto discutiram sobre os resultados preliminares, na sala técnica da Asoportuguesa, uma das associações que, juntamente com Fundarroz, Polo Agropecuário, Fondesoya e Flar, lideraram o desenvolvimento desta iniciativa.
 
Os resultados, embora ainda não sejam definitivos, indicam que o potencial de rendimento possível na Venezuela é de 5,8 toneladas por hectare de soja e 9,8 toneladas/ha de arroz, com base na oferta ambiental do país, de acordo com a explicação feita por Zanon.
 
Com base nos resultados do projeto, uma meta projetada seria de 4 e 8 toneladas por hectare possíveis de serem alcançadas em soja e arroz, respectivamente, o que representa cerca de 80% do potencial de rendimento, sobre o que os especialistas recomendam focar, já que tentar atingir 100% acarretaria mais riscos e custos.
 
Foram analisados dados de mais de 400 lavouras de mais de 40 produtores entre os estados de Portuguesa, Guárico e Cojedes, totalizando uma superfície equivalente a 7.139 hectares. José Luis Pérez, presidente da Fevearroz e diretor da Fedeagro, afirmou que nunca se fez um estudo tão detalhado sobre este sistema.
 
Já nos dias 6 e 7 de junho, foram realizadas visitas técnicas para avaliação das parcelas demonstrativas de soja nas lavouras dos produtores Venturino Cicconetti e Aurelio Cazulani.
 
Zanon comenta que os resultados desse projeto contribuíram para a formação de recursos humanos de alta qualidade e permitirão colocar a Venezuela na primeira página da produção sustentável de alimentos da agricultura mundial.
 
Foto: Divulgação
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-66003

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes