UFSM está entre as melhores universidades do Brasil segundo QS Ranking

Levantamento avaliou 1.503 universidades em 106 países

Foram divulgados, na tarde de terça-feira (04), os resultados da avaliação 2025 do ranking mundial QS World University Ranking. Nesta edição, no Brasil, a UFSM figura na 16ª posição geral, 11ª entre as Universidades Federais. Mundialmente, manteve-se na faixa das 1201-1400.

Apesar do grande número de universidades públicas e privadas no Brasil, apenas 35 entraram no ranking, mesmo assim é o país que contribui com mais universidades na América Latina que, nesta edição, alcançou 195 universidades em 18 países. Esse número justifica-se pelo alto critério exigido pelo ranking, principalmente com relação às métricas de pesquisa.

Este ano, foram avaliados 17 milhões de artigos pelo Ranking e, para chegar a nota final, são utilizados critérios como métricas de pesquisa, que incluem indicadores de produção científica e citações decorrentes dessas publicações; proporções de alunos por docente e estrangeiros; sustentabilidade; e uma grande pesquisa de reputação acadêmica mundial, com mais de 280 mil pesquisadores e pessoal acadêmico no mundo todo.

Os resultados completos podem ser encontrados no site do QS World University Rankings.