Em comemoração ao Dia dos Namorados e ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres − GEEUM@ realiza, até o dia 12 junho, a exposição “Nosso amor tem História”. A ação, que traz ao público de Santa Maria uma retrospectiva histórica de cartas de amor e de fotografias antigas de casais LGBTQIAPN+, está em exposição no Shopping Praça Nova de forma gratuita.
O “Nosso amor tem História” é uma iniciativa para naturalizar e ressaltar a existência de relações não-heterossexuais nos mais diversos períodos históricos. Além de auxiliar a compreensão de que os relacionamentos LGBTQIAPN+ não são um fenômeno contemporâneo, a mostra também é um espaço para a promoção do respeito e para a defesa da diversidade.
As cartas que compõem a ação trazem declarações de amor impactantes, escritas em contextos extremamente repressivos e que resultaram em finais felizes roubados ou em vidas duplas para que os amantes pudessem ficar juntos. O material é resultado do processo de pesquisa e tradução de livros como Dear boy: gay love letters through the Century (Querido menino: cartas de amor gay através dos séculos, em tradução livre), de Rictor Norton (1998), dentre outros materiais.
Ao lado das cartas, estão fotos de casais cujas histórias completas foram perdidas ou foram recontadas apenas muitos anos depois. Este é o caso da alemã Elizabeth Wust (esposa de um soldado nazista) e de sua amada, Felice Schragenheim (uma mulher judia), que ficaram juntas por 18 meses em plena Segunda Guerra Mundial.
O trabalho de pesquisa e de curadoria foi realizado pelo GEEUM@, coordenado pela docente Nikelen Acosta Witter, do Departamento de História UFSM. Desde 2017, o grupo atua na promoção de ações, debates e produção científica sobre estudos de gênero, saúde, literatura e História das Mulheres.
Neste ano, com apoio do Observatório de Direitos Humanos (ODH) e da Casa Verônica – setores de referência da UFSM no suporte, acolhimento e luta por direitos de grupos vulneráveis –, o GEEUM@ fechou uma parceria com o Shopping Praça Nova para alcançar um público mais expressivo.