Na próxima semana, a comunidade acadêmica do Campus da UFSM em Frederico Westphalen poderá participar da segunda edição do Pensando Verde, desta vez com a temática da Semana do Meio Ambiente. Promovido semestralmente, o evento é gratuito, não requer inscrição e pode ser registrado como Atividade Complementar de Graduação (ACG) para os estudantes participantes.
A programação, apoiada pela coordenadoria acadêmica do campus, inclui palestras, rodas de conversa e atividades ao ar livre. Além disso, aulas abertas que abordam mudanças climáticas, políticas públicas e mobilização da cidadania ambiental serão realizadas. Os temas abordados visam integrar professores, técnicos e acadêmicos de todos os cursos na discussão ambiental.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora e jornalista Cláudia Herte de Moraes, a relação entre comunicação e mudanças climáticas já é abordada há bastante tempo no programa de extensão Mão na Mídia, em conjunto com o laboratório de ensino e pesquisa Milpa. “Nos reunimos quinzenalmente para discutir as mudanças climáticas e o antropoceno, termo que define o período mais recente na história da Terra, assim como a interferência dessas questões na divulgação científica, na comunicação e, especialmente, nas narrativas do jornalismo”, relata.
Cláudia define a ação como um grande marco e incentiva a participação mesmo para aqueles que não estiverem no espaço físico da universidade. “Quem estiver fora de Frederico e quiser acompanhar, pode acessar algumas palestras pelo YouTube da UFSM de Frederico Westphalen. Esperamos por todos para que seja possível unirmos forças para compreender as perspectivas para o clima global e reconstruir nossa esperança”, ressalta a professora.
Programação
As atividades incluem debates acerca de questões emocionais em meio ao período vivenciado pelo Rio Grande do Sul, justiça de gênero, direito e ética ambientais, comunicação em contextos de desastre e greves globais pelo clima com especialistas e pesquisadores. A coordenadora informa que o objetivo é abordar pesquisa, divulgação e comunicação como um apoio social para a tomada de medidas de prevenção e conscientização.
O projeto visa estudar o papel do jornalismo e das políticas públicas na adaptação das cidades para diminuir o impacto das mudanças climáticas. “Começamos a organizar algo para a Semana do Meio Ambiente e aí surgiram os nomes desses palestrantes que vão nos ajudar a compreender meios de transformar a questão social e ambiental. Nos baseando na situação atual do nosso estado, queremos buscar formas de promover, com uma coalizão de forças, um futuro melhor”, conclui Cláudia.
A professora explica que a programação do fim de semana é inspirada no movimento Fridays for Future (“sextas-feiras pelo futuro”), iniciado por Greta Thunberg em 2018. “Queremos pontuar isso também para a comunidade, para incentivar outras pessoas, principalmente estudantes, a se envolverem em discussões ambientais. Essa atividade vem de uma iniciativa do professor Oscar Torres, que está com uma turma de Engenharia Florestal. Então é uma programação bem diversificada”, afirma.
Agenda
Segunda-feira (3 de junho), na sala 203, bloco 1
• 15h30min: Encontro “Em busca da atenção plena: perceber a Terra e suas inter-relações”, com o docente Reges Schwaab
Terça-feira (4 de junho), na sala 209, bloco 5 (Projeto Justiça de Gênero)
• 9h: Palestra “Micromachismos”, com a docente Vera Martins
• 10h30min: Coffee Break
• 13h30min: Roda de conversa “Justiça de gênero na prática”
Terça-feira, na sala 17, bloco 1
• 13h30min: Aula aberta “Perspectivas atuais do direito ambiental e o papel da comunicação”, com Thiago Rigon de Araujo
Quarta-feira (5 de junho), na sala 19, bloquinhos
• 9h: Roda de conversa “Mudanças climáticas e os impactos na sociedade”, com as docentes Aline Passini (Engenharia Ambiental) e Gizelli Moiano (Agronomia)
Quarta-feira, na sala 19, bloco 1
• 13h30min: Encontro on-line e aberto “Futuros possíveis: comunicação, informação e desastres”, com os docentes de Jornalismo Cláudia Herte de Moraes (Mão na Mídia) e Reges Schwaab (Projeto Milpa) e os convidados Fernanda Damacena, Sônia Bridi e Luís Eduardo Gomes
Quinta-feira (6 de junho), na sala 212, bloco 4
• 9h: Roda de conversa “O setor de saneamento nas políticas públicas”, com os docentes Rafael Foletto (Relações Públicas) e Raphael Medeiros (Engenharia Ambiental)
Sexta-feira (7 de junho), na Praça da Matriz de Frederico Westphalen
• 13h30min: Encontro “Fridays for Future”, iniciativa da turma do terceiro semestre de Engenharia Florestal com o docente Oscar Torres Figueiredo
Sobre o Grupo Agenda 2030
O Agenda 2030 é um projeto de desenvolvimento institucional de Frederico Westphalen que promove um trabalho transdisciplinar com foco em educação e comunicação. O grupo visa implementar o plano global de enfrentamento às mudanças climáticas promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 nas comunidades acadêmica e geral.
Formado por docentes e discentes de diversos cursos, o projeto dialoga e mobiliza ações em prol de medidas sustentáveis com visão social, humanista e global. Está integrado na dimensão da educação dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.
Atualizações e mais informações sobre a programação podem ser obtidas no perfil do grupo no Instagram.
Texto: Kemyllin Dutra, estudante de jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali