As professoras Marli Hatje e Luciana Erina Palma do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM retornaram, na última quinta-feira (23), de viagem de intercâmbio acadêmico e cooperação científica. Durante 21 dias as docentes desenvolveram atividades na Espanha e Alemanha referentes aos Acordos de Cooperação Internacional entre o CEFD/UFSM e a Universidade de Valladolid, campus Palência, Espanha, e a Universidade Técnica de Braunschweig, na cidade de Braunschweig, Alemanha. As docentes também estiveram em duas instituições portuguesas, Instituto Piaget, na cidade de Almada, e Instituto Castelo Branco, na cidade homônima.
O objetivo da viagem foi realizar visitas técnicas e reuniões de cooperação científica para novos acordos internacionais, visando ampliar a internacionalização do CEFD e oportunizar novas experiências aos docentes e discentes da Unidade.
Na Alemanha, além das atividades em escolas, envolvendo o Projeto Escola Móvel, recentemente implantado em Santa Maria como experiência pioneira no Brasil, e no Institut für Sportwissenschaft und Bewegungspädagogik da TU-BS, as docentes reuniram-se com a Diretora do Instituto de Ciência do Esporte e Pedagogia do Movimento, professora Esther Serwe-Pandric, docentes e o atual coordenador do Acordo de Cooperação entre a UFSM e a Universidade de Técnica de Braunschweig, Reiner Hildebrandt-Stramann, para discutir a renovação da parceria para os próximos anos.
Conforme as docentes que coordenam o atual plano de trabalho do Acordo junto a UFSM, a Instituição Alemã tem interesse em renovar a parceria com a UFSM, ampliando, entretanto, as temáticas de estudo da área da Educação Física. Durante os últimos cinco anos, as ações estiveram voltadas à formação inicial de professores de educação física, especialmente, ao projeto de elaboração de um currículo baseado em módulos, sob coordenação do professor Reiner Hildebrandt-Stramann. Agora, ficou acordado entre as Instituições que a cooperação científica e o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de Pós-Graduação será ampliada com novos projetos. Áreas como Biomecânica, Saúde e Qualidade de Vida, Inclusão e Treinamento esportivo serão inseridas na nova proposta. O Instituto alemão já formalizou sua intenção junto a Universidade Técnica e aos Órgãos Alemães que subscrevem Acordos de Cooperação.
Além dessas atividades, a professora Marli também ministrou a palestra Bewegungskulturen in Brasilien und ihr Einfluss auf die Sportlehrerausbildung in Brasilien no Institut für Sportwissenschaft und Bewegungspädagogik (em tradução: Cultura de movimento no Brasil e sua influência nos currículos de formação de professores de Educação Física), no Instituto de Ciência do Esporte e Pedagogia do Movimento, da Universidade Técnica de Braunschweig.
Na Universidad de Valladolid, o CEFD deu início às atividades científico-acadêmicas do Acordo de Cooperação assinado no início deste ano, com visitas técnicas e pedagógicas, especialmente na área da Educação Física Escolar, em parceria com os pesquisadores Nicolás Júlio Bores Calle e Lucio Martinez Alvarez. O Plano de atividades, para os próximos quatro anos, prevê atividades de ensino, pesquisa e extensão presenciais e online, inclusive, em nível de pós-graduação. Estudantes de ambas as Instituições devem participar de ações através da mobilidade acadêmica internacional. Ficou acertado que em outubro deste ano, o professor Nicolás estará novamente em Santa Maria, por 4 semanas, desenvolvendo projetos e atividades de cooperação científica com docentes do CEFD e do Centro de Educação.
Nas Instituições Portuguesas, além de visitas técnicas e de acompanhamento de aulas na área de Inclusão, as docentes do CEFD formalizaram um plano de intercâmbio acadêmico à Direção do Instituto Piaget. A cooperação científica a ser formalizada através de um Acordo de Cooperação Internacional, com foco na Educação Física Adaptada (Inclusão), deverá ser assinado ainda no primeiro semestre de 2024, e será coordenado pela professora Renata Willig, do Instituto Piaget, e por Luciana Erina Palma, no lado na UFSM. O objetivo é oportunizar novos estudos e pesquisas, considerando que o CEFD tornou-se recentemente Centro de Referência Paralímpico. O Acordo deverá envolver, também, outros temas e docentes na área da Educação Física.
Na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, as docentes tiveram a oportunidade de acompanhar uma turma de crianças com Transtorno do Espectro Autista, sob coordenação do pesquisador e professor Antônio José Faustino, do Curso de Educação Física.
Durante o intercâmbio acadêmico e a cooperação científica nas quatro instituições européias, os docentes também planejaram e organizaram o III Simpósio Internacional de Educação Física: Currículo e Didática que acontecerá na UFSM de 14 a 18 de outubro de 2024 e a publicação de duas obras, um livro e um dossiê que serão lançados durante o evento.
A viagem teve apoio financeiro da UFSM-CEFD-Centro de Educação (CE) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).
Com informações e fotos de Marli Hatje Luciana Erina Palma