CineMental: dialogando sobre saúde mental por meio do cinema

Projeto do Espaço Nise da Silveira & Associação de Familiares, Amigos e Bipolares promove o debate sobre transtornos a partir de filmes

Nesta terça-feira (28), completam-se 27 anos de existência da Associação de Familiares, Amigos e Bipolares (AFAB), projeto da UFSM vinculado ao programa de extensão Espaço Nise da Silveira, do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Uma das atividades ofertadas pelas iniciativas é o CineMental, que promove discussões acerca dos estigmas dos transtornos mentais através da exibição de filmes.

Realizadas sempre a partir das 14h30min da última quinta-feira de cada mês, com exceção de feriados, no Auditório da Antiga Reitoria, as sessões começaram em junho de 2016 e são abertas à comunidade, de forma gratuita. A psiquiatra do HUSM e coordenadora do Espaço Nise da Silveira & AFAB, Martha Noal,  revela que o CineMental nasceu a partir de um sonho antigo de dialogar sobre saúde mental por meio da cultura

“O projeto surgiu de um prazer pelo cinema que tenho desde a juventude. Com o passar do tempo, fui conseguindo aliar isso com a educação. Enquanto eu era preceptora da residência em psiquiatria no HUSM, comecei a trabalhar com a exibição de alguns filmes para poder trazer ensinamentos sobre o assunto, mas de uma forma mais institucional”, contou a profissional. Além de ser um espaço de debate sobre o tema, a proposta também procura ser um local de integração e inclusão social.

No início, as sessões aconteciam em uma sala do antigo Hospital Universitário, localizado fora do Campus Sede, na Rua Floriano Peixoto. “Começou de forma muito artesanal por conta do nosso desejo de trazer cultura associada à saúde”, relembrou Martha. A ideia primordial era contribuir com a reabilitação psicossocial no sentido de oferecer a ampliação da visão de mundo das pessoas que faziam acompanhamento.

Com a dificuldade de arrecadar investimentos para a realização do CineMental, voluntários emprestaram aparelhos como projetores de tela e caixas de som. A coordenadora destaca o apoio do psicólogo Dione Lemos, que foi o grande responsável por viabilizar a organização do projeto em seus primórdios.

A pouco menos de um mês de completar 8 anos de existência, Martha destaca o quanto a iniciativa evoluiu com o passar dos anos: “antes, a ideia era exibir filmes que tinham conteúdos relacionados à saúde mental. Hoje em dia, a gente está procurando ampliar um pouco mais essa questão, porque a maioria dos filmes podem ser vistos sob o olhar da saúde mental e não necessariamente serem diretamente ligados ao tema”.

Em função do feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (30), que será a última de maio, a sessão deste mês do CineMental foi promovida na semana passada. Em alusão aos 37 anos da luta antimanicomial no Brasil, foram exibidas as obras “Em Nome da Razão” e “Milton Freire, Um Grito Além da História”, na última quinta-feira (23). Todas as atividades do projeto são divulgadas no perfil do Espaço Nise da Silveira e da AFAB no Facebook e no Instagram.

Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista