Proplan divulga resultados da Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem

Os resultados são referentes ao segundo semestre letivo de 2023

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da UFSM divulgaram no Portal do Servidor – para docentes, diretores de centro/campus e chefes de departamento – os resultados individualizados da Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem, referentes ao segundo semestre letivo de 2023. Também estão disponíveis as estatísticas gerais da avaliação, que podem ser consultadas aqui.

A pesquisa de Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem é disponibilizada semestralmente aos alunos de todos os níveis de ensino ao final do período letivo correspondente. Esse processo avaliativo teve início em 2016, com o nome Avaliação do Docente pelo Discente, uma vez que, naquela época, os docentes eram os sujeitos da avaliação. Esse modelo seguiu até o segundo semestre de 2019, sendo substituído em 2020 e 2021 pela avaliação do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede), formulada com o objetivo de apurar a percepção dos docentes e discentes sobre o processo de ensino e aprendizagem durante o período da pandemia.

Instituído no primeiro semestre de 2022, o instrumento adotado atualmente foi construído por um grupo de trabalho formado por pesquisadores, analistas da instituição e membros da Comissão Própria de Avaliação, tomando por base estudos estatísticos de pesquisadores do Centro de Ciências Sociais e Humanas. O modelo atual avalia apenas três itens: a atuação docente, as estratégias de ensino e o conteúdo das disciplinas. Além disso, os respondentes também contam com um espaço para comentários.

Nessa última edição, os alunos passaram a avaliar a atuação docente e as estratégias de ensino individualmente, por docente, enquanto que nas edições anteriores da Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem a atuação de todos os docentes da disciplina era avaliada conjuntamente. O período de aplicação da pesquisa foi de 7 de dezembro de 2023 a 29 de março de 2024.

A avaliação referente ao primeiro semestre de 2024 estava prevista para começar em 10 de junho, entretanto, devido à greve dos docentes e à paralisação das atividades acadêmicas ocasionada pelas enchentes, uma nova data será definida após a redefinição do calendário acadêmico.