Em sua recente viagem à China, o professor Érico Flores visitou três universidades, ministrou palestras e participou de reuniões sobre cooperação científica e intercâmbio acadêmico. Mais recentemente, Érico, que orienta no Programa de Pós Graduação em Química (PPGQ) e de Engenharia Química (PPGEQ) da UFSM, foi convidado para visitar a Universidade de Shandong, na cidade de Jinan, a capital e maior cidade da Província de Shandong.
Érico visitou a Universidade de Shandong de 21 a 26 de abril e participou de diversas atividades durante esse período, incluindo visitas técnicas, cerimônias e reuniões para planejamento de atividades conjuntas entre pesquisadores do PPGQ e PPGEQ e pesquisadores da Universidade de Shandong. Tais atividades incluem trabalhos de cooperação científica e intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Nessa mesma visita, foi acertada a permanência por 40 dias, já iniciada, de uma aluna do PPGQ na Universidade de Shandong.
Além dessas atividades, Érico apresentou a conferência “Improvements of Crude Oil Demulsification using Ultrasound” durante o Symposium of Sonochemistry and Colloid Materials (SSCM2024) no dia 23 de abril, que ocorreu na Escola de Química e Engenharia Química da Universidade de Shandong. A visita e as atividades a ela relacionadas fazem parte do projeto envolvendo um grupo de 200 especialistas de nível mundial em todas as áreas para colaborar com grupos de pesquisa na China (“Two Hundred Top Talents”). Esse programa prevê pelo menos uma viagem anual para ministrar cursos e palestras na China pelos próximos 3 anos.
Érico, que tomou posse recentemente como membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e foi eleito há poucas semanas com um dos 7 membros nacionais do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), expressou seu otimismo com tais parcerias com universidades da Ásia: “Estamos consolidando uma nova fronteira iniciada há poucos anos com universidades da Índia e da China, universidades com os quais a UFSM só recentemente firmou parcerias institucionais, tornando evidente o que tais atividades representam em termos de visibilidade para a UFSM e para nossa cidade. Sob esse aspecto, o apoio da FAPERGS e da SBQ é muito importante para expandir e consolidar as ações de internacionalização de pesquisadores gaúchos”.
Atualmente, Érico que também é o representante brasileiro na Divisão de Química Analítica da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), está em missão na Bélgica onde participará do encontro da Sociedade Europeia de Sonoquímica (ESS) nesta semana, como representante da América Latina no conselho consultivo da ESS.
Com informações e foto de Érico Flores