Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de pesquisa da UFSM faz mapeamento de praticantes de rezas

Foco central do estudo tem como temática as rezadeiras, benzedeiras e curandeiras



O programa Cultura Popular Brasileira, vinculado ao curso de Dança Licenciatura da UFSM, por meio do grupo de pesquisa LabCruzo, desenvolve neste ano o projeto de pesquisa intitulado “Casa de Reza”, coordenado pelo professor Jesse da Cruz e financiado via Edital de Iniciação Científica Ações Afirmativas 005/2024 (PRPGP, NEABI e ODH) da UFSM.

O foco central do estudo, pesquisa e criação nas dramaturgias negras tem como temática as rezadeiras, benzedeiras e curandeiras, tomando como viés as políticas de “patrimonialização” do IPHAN, direcionadas ao que se denomina de “patrimônio imaterial”. O foco abrange o ritual de cura, o processo de aprendizagem, os tipos de doenças, as rezas e as curas realizadas pelas rezadeiras, curandeiras e benzedeiras.

O projeto tem três etapas. Nesta primeira, o grupo de pesquisa inicia junto à comunidade o mapeamento dos praticantes das rezas, que têm como objetivo restabelecer o equilíbrio material ou físico e espiritual das pessoas que buscam a sua ajuda, pela prática mágico-religiosa.

Pede-se a colaboração popular neste mapeamento. O endereço ou contato do próprio ou de próximos podem ser enviados para o email jesse.cruz@ufsm.br ou para o celular (55) 99199-5953, com Lauane (bolsista).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65868

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes