O programa Cultura Popular Brasileira, vinculado ao curso de Dança Licenciatura da UFSM, por meio do grupo de pesquisa LabCruzo, desenvolve neste ano o projeto de pesquisa intitulado “Casa de Reza”, coordenado pelo professor Jesse da Cruz e financiado via Edital de Iniciação Científica Ações Afirmativas 005/2024 (PRPGP, NEABI e ODH) da UFSM.
O foco central do estudo, pesquisa e criação nas dramaturgias negras tem como temática as rezadeiras, benzedeiras e curandeiras, tomando como viés as políticas de “patrimonialização” do IPHAN, direcionadas ao que se denomina de “patrimônio imaterial”. O foco abrange o ritual de cura, o processo de aprendizagem, os tipos de doenças, as rezas e as curas realizadas pelas rezadeiras, curandeiras e benzedeiras.
O projeto tem três etapas. Nesta primeira, o grupo de pesquisa inicia junto à comunidade o mapeamento dos praticantes das rezas, que têm como objetivo restabelecer o equilíbrio material ou físico e espiritual das pessoas que buscam a sua ajuda, pela prática mágico-religiosa.
Pede-se a colaboração popular neste mapeamento. O endereço ou contato do próprio ou de próximos podem ser enviados para o email jesse.cruz@ufsm.br ou para o celular (55) 99199-5953, com Lauane (bolsista).