Desafio EnCírculo incentiva a sustentabilidade no campus

Com inscrições abertas até o dia 26, o projeto premiará a melhor proposta de ação sustentável na UFSM

Acadêmicos da UFSM podem se inscrever para o Desafio EnCírculo. A iniciativa aceita inscrições em equipes e contará com três etapas: em um primeiro momento, os alunos inscritos realizarão o curso EAD Campo Limpo e terão acesso ao relatório de Gestão de Resíduos da Universidade. Após, os participantes devem sugerir uma melhoria ou solução para algum problema relacionado à sustentabilidade no campus. As propostas inscritas serão avaliadas e a vencedora receberá o prêmio de R$ 300,00.

A iniciativa surgiu junto ao projeto de extensão Time Enactus UFSM, ligado à rede Enactus Brasil – uma organização não governamental que busca incentivar os estudantes a “desenvolver iniciativas empreendedoras com viés social, econômico e ambiental”. O Desafio EnCírculo surge da participação do Time da UFSM em um edital organizado pela Enactus Brasil em parceria com o INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).

O Time Enactus da UFSM já desenvolve ações junto a comunidade acadêmica e externa. Uma das ações ocorre na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, onde são realizadas atividades com foco na conscientização acerca da separação dos resíduos e o cuidado com o meio ambiente, para estimular as crianças a permanecerem no ambiente escolar. Neste ano, as atividades do projeto com o ensino fundamental estão voltadas para a educação ambiental e as atividades com o ensino médio estão voltadas para a educação empreendedora.

A equipe na UFSM é multidisciplinar e conta com 23 estudantes dos cursos de Administração, Agronomia, Gestão Ambiental, Química, Pedagogia, Serviço Social, Psicologia e também discentes da pós-graduação. Além da UFSM, o Enactus possui time na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul.

O EnCírculo aceita inscrições até o dia 26 de maio pelo link. Demais informações podem ser encontradas no edital disponível aqui.