Organização e distribuição de doações mobiliza setores da UFSM

Docentes, discentes, técnicos e voluntários se unem para separar e organizar doações para a Quarta Colônia

Na última terça-feira (14), a Universidade Federal de Santa Maria foi palco de extensa mobilização de docentes, discentes, técnico-administrativos e voluntários externos, que se reuniram no Almoxarifado Central para a separação, triagem e encaminhamento de doações vindas de São Paulo. A iniciativa partiu de duas campanhas apoiadas pela Universidade: o SOS Comunidade Quarta Colônia e o Rádio Apoio RS.

Arrecadação de pilhas e rádios faz parte de campanha da UFSM em parceria com a Unisc (Foto: Bruna Piedras)

Mobilização na Instituição

A professora do departamento de Comunicação Social da UFSM, Jaqueline Quincozes Kegler, falou sobre a importância da iniciativa Rádio Apoio RS, que busca levar pilhas e rádios para moradores de cidades afetadas pelas chuvas: “muitas famílias e comunidades inteiras ainda estão sem energia elétrica, nosso foco é possibilitar que essas pessoas tenham acesso à informação, via o rádio a pilha”, destaca. A iniciativa surgiu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), encabeçada pelo professor Willian Araújo, e hoje recebe apoio da UFSM, com participação de professores e alunos da graduação e pós-graduação em Comunicação.

A iniciativa SOS Comunidade Quarta Colônia, por sua vez, é uma vertente do projeto SOS Comunidade, criado em 2022. Sob coordenação do programa de extensão Juca nas Escolas, vinculado ao curso de Relações Internacionais, e do grupo de pesquisa História Platina, do Centro das Ciências Sociais e Humanas (CCSH), o projeto foi reativado para atuar na distribuição de colchões, cobertores, roupas, cestas básicas, materiais de limpeza e demais materiais que são solicitados pelas cidades que compõem a região da Quarta Colônia: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins.

A distribuição para os municípios é feita a partir das demandas de cada localidade, repassadas por meio das prefeituras. Quem coordena a atuação do projeto é a professora Maria Medianeira Padoin, vinculada ao Departamento de História, que nos conta como a iniciativa mobilizou diferentes setores da Instituição: “Temos pessoas de diversas áreas apoiando a iniciativa, são alunos da História, da Arquivologia, da Comunicação, Relações Internacionais, Medicina, são vários centros”.

Separação e distribuição

As doações recebidas no Almoxarifado Central da UFSM nesta semana são destinadas aos municípios de Ivorá, Nova Palma, Agudo e Dona Francisca. A carga veio de Itapuí, interior de São Paulo, por uma iniciativa da empresa de papelaria, materiais de escritório e brinquedos Reval. Edilson Piedras, coordenador de vendas da empresa no Rio Grande do Sul, conta que sete cargas já foram enviadas ao estado e outras seguem em preparação para envio: “a empresa conta com sete projetos socioambientais, então logo nos mobilizamos para ajudar, trouxemos inclusive pilhas, que foram solicitadas para os rádios e lanternas”, destaca.

A carga destinada à Quarta Colônia supriu a demanda por pilhas e continha também cestas básicas, água, roupas femininas, masculinas e infantis, kits de limpeza, brinquedos, colchões, cobertores, além de fraldas e roupas para bebês. “Tudo vem separado, etiquetado e organizado, já para facilitar o momento de distribuição”, conta Edilson.

Cerca de 25 pessoas atuaram na separação dos materiais recebidos. Quem esteve presente, conta que a mobilização é importante nesse período: “é importante que cada um ajude da forma que consegue, seja fazendo campanha nas redes sociais, arrecadando donativos e doações ou participando de mobilizações”, destaca Paola Jung, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, que complementa destacando como foi importante participar da ação nesta semana: “me senti mais perto da comunidade, ajudando de alguma forma as pessoas que vão receber esses materiais”, conta.

Grupo de voluntários atuou na separação dos materiais (Foto: Bruna Piedras)

A atuação dos projetos e campanhas de arrecadação segue nas próximas semanas: “a ideia é continuarmos atuando, reformulando nossas arrecadações a partir das demandas da região”, conta Medianeira.

A arrecadação de rádios também continua, com dois pontos de coleta em Santa Maria: na CESMA, rua Professor Braga 55, e na Reitoria da UFSM, em Camobi, quem está fora de Santa Maria também pode fazer sua doação para o pix: doeumradio@gmail.com

Texto: Milene Aparecida Eichelberger, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Milene Aparecida Eichelberger e Bruna Piedras
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista