UFSM/FW mobiliza ações voluntárias em favor das vítimas das enchentes

Comunidade acadêmica do Campus Frederico Westphalen contribui em diferentes iniciativas

foto colorida quadrada com pessoas trabalhando, caixas de papelão e mesas com roupas e doações em um grande galpão
Voluntários ajudam a organizar as doações no Centro de Triagem de Frederico Westphalen

O Campus da UFSM em Frederico Westphalen mobilizou uma série de campanhas em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As iniciativas partiram de setores, de departamentos e de entidades estudantis, como o Diretório Central dos Estudantes e os Diretórios Acadêmicos dos cursos da UFSM/FW. As campanhas continuarão em prática até que as doações tenham chegado às vítimas.

A primeira campanha consiste na arrecadação de roupas, de produtos de higiene, de alimentos não perecíveis, de água potável e de materiais de limpeza, entre a comunidade acadêmica, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), em parceria com a Direção do Campus e o Núcleo de Apoio Estudantil (NAE).

A segunda foi uma iniciativa do Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM), que visa conseguir doações de roupas íntimas femininas e masculinas nos seguintes pontos de arrecadação: Loja Maria Flor (R. Presidente Kennedy, 861), Valéria Tattoo Studio (R. Vicente Dutra, 43), Maria Angélica Guerra – Studio de Pilates (R. Aparecido Borges, 687, sala 108) e na própria UFSM/FW.

A terceira iniciativa é um levantamento de voluntários para colaborar na organização das doações da cidade de Frederico Westphalen, no Centro de Triagem, localizado no Parque de Exposições. Para facilitar a mobilidade dos voluntários, a Direção do Campus disponibilizou transporte gratuito mediante a inscrição dos interessados por um formulário. Aqueles que se inscreveram serão recompensados com horas de Atividades Complementares pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

Além disso, os estudantes afetados pelas enchentes e/ou com dificuldades de locomoção até o Campus terão suas faltas flexibilizadas, visando não prejudicar seu desempenho. Para isso, a situação de cada estudante deverá ser comunicada à Coordenação de Curso, via e-mail. As aulas continuam mantidas nos Campus de Frederico Westphalen.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da UFSM/FW