A Universidade Federal de Santa Maria, através da Instrução Normativa N.02/2024/PRE, de 13 de maio de 2024, regulamenta que as ações de extensão destinadas ao enfrentamento da calamidade pública climática que se abateu sobre o Estado do Rio Grande do Sul podem se vincular ao Programa de Extensão “UFSM Solidária e Cidadã: esperança e reconstrução para o Rio Grande do Sul”.
A vinculação permitirá a obtenção de fomento para as atividades, caso haja disponibilidade orçamentária. Ou seja, poderão ser solicitados material de consumo, deslocamento para realização das atividades previstas, contratação de seguro individual para estudantes e outros eventuais auxílios necessários para a execução da ação de extensão. Além disso, a participação nas ações terá certificação com horas de extensão.
Para a validação junto ao Programa “UFSM Solidária e Cidadã”, as ações devem obedecer os seguintes trâmites:
a) no caso de ações novas, serem registradas no Portal de Projetos da UFSM já com vinculação ao Programa 062173 no ato de seu registro;
b) no caso de ações já existentes, e portanto previamente registradas no Portal de Projetos, a coordenação deverá informar à Pró-Reitoria de Extensão o seu interesse em vincular a ação ao Programa, através do e-mail extensao@ufsm.br;
c) se não houver interesse de vinculação formal da ação ao Programa, a coordenação poderá enviar um plano de trabalho simplificado, para que a PRE incorpore tais iniciativas ao Programa. Os itens necessários no plano de trabalho, que deverá ser enviado para o e-mail extensao@ufsm.br, estão disponíveis no anexo da Instrução Normativa.
A Pró-Reitoria de Extensão é a responsável pelas orientações desta Instrução Normativa. O documento na íntegra está disponível no site da PRE.
Seguro para participantes
Caso docentes e técnico-administrativo em educação possuam ações em projetos (já registrados ou não no Portal de Projetos), devem preencher um formulário para cadastramento dos estudantes para encaminhamento do seguro. Caso o cadastro já tenha sido feito nas direções de Unidade, não é necessário novo registro neste formulário.
Os projetos já registrados devem conferir em seus cadastros se há o pagamento de seguro. Em caso negativo, devem inserir os estudantes neste formulário. Os projetos de extensão que já tenham seguro solicitado não precisam ser indicados, pois os estudantes já estão segurados
SOS Comunidades
Já em atuação, com grande abrangência e comprometimento, o projeto SOS Comunidades foi uma das inspirações para a criação do Programa UFSM Solidária e Cidadã, o que possibilita com que mais ações possam ser registradas.
Para quem deseja ingressar no SOS Comunidades, há duas possibilidades:
- Individualmente, através do e-mail ufsm.soscomunidades@gmail.com. Há uma fila de espera onde os voluntários aguardam oportunidades de engajamento dentro de ações já existentes no grupo.
- Para grupos que possuem uma ideia, que desejam atuar juntos e que possuem professor responsável, também é possível entrar em contato com a coordenação do projeto através do e-mail ufsm.soscomunidades@gmail.com, descrevendo as ações que serão realizadas, os dados dos alunos (nome, matrícula, curso) e de um ou mais professores que serão adicionados como coordenadores do UFSM SOS Comunidades, a fim de regularizar a sua responsabilidade sobre o grupo em questão. Para o docente, é preciso enviar nome, matrícula Siape e departamento.