Foi um sábado (11) duplamente marcante e importante para a atleta do Praia Clube/Miller/Florestal/Certel/Fila Jaqueline Weber, que conquistou o vice campeonato ibero-americano na prova dos 800 metros rasos, com a marca de 2min1seg64, sua melhor do ano e apenas a 10 centésimos da sua melhor da vida. A competição, que reúne atletas de países de língua espanhola e portuguesa, está acontecendo na capital do estado do Mato Grosso e vale importantes pontos para a obtenção da classificação olímpica. Com este resultado obtido, Jaque deve assumir a 44ª posição no ranking mundial, entrando pela primeira vez na cota olímpica, que é para as 48 melhores do mundo nos 800 metros.
“Foi um dia de lavar a alma. Eu sonhei e trabalhei duro para ter essa performance neste campeonato e hoje foi um dia de colher todo este esforço”, afirma a atleta, que é mestranda em Gerontologia pela UFSM.
A conquista foi duplamente especial devido à situação em que se encontra o estado do Rio Grande do Sul. Ao cruzar a linha de chegada, Jaque prontamente pegou a bandeira gaúcha e a exaltou para o público que acompanhava o torneio.
“É um momento muito difícil para todos nós gaúchos. Participei de diversas ações na última semana, quando estive no Rio Grande do Sul, mas entendi que a melhor maneira de contribuir neste momento seria trazer uma alegria para nosso povo e transmitir uma mensagem de esperança. Com muita luta e resiliência, tenho certeza que vamos dar a volta por cima”, destaca a atleta.