Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Regional coordenada pela UFSM tem premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

Cerimônia de premiação da OBMEP será realizada na sexta (3)



Mais uma vez, a UFSM esteve na coordenação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), cuja 18ª edição foi realizada em 2023. Em todo o país, foram inscritos mais de 18 milhões de alunos, sendo que, destes, cerca de 846 mil foram classificados para a segunda fase. Foram concedidas, entre estudantes de escolas públicas e privadas, 650 medalhas de ouro, 1.950 medalhas de prata e 5.850 medalhas de bronze.
 
A Coordenação Regional (RS02), sediada junto ao Departamento de Matemática do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, abrange um total de 127 municípios das regiões central e noroeste do Rio Grande do Sul, compreendendo 1.047 escolas públicas e privadas. Na 18ª edição, a regional teve, a nível nacional, 12 medalhistas de ouro, 34 de prata e 83 de bronze, além de 24 professores e 16 escolas. Em âmbito regional, foram 205 medalhistas de bronze, 96 de prata e 28 de ouro.
 
O Colégio Politécnico da UFSM é uma das escolas premiadas, tendo também cinco alunos medalhistas, além do professor Fabricio Fernando Halberstadt. Confira a lista dos premiados de todo o país.
 
A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem por objetivos estimular e promover o estudo da Matemática, identificar jovens talentos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. A olimpíada é dividida em duas fases. A primeira consiste em uma prova de 20 questões de múltipla escolha. Os melhores colocados classificam-se para a segunda fase, que consiste em uma prova discursiva com seis questões.
 
Os alunos são divididos de acordo com o ano que estudam: nível 1 (6° e 7° ano), nível 2 (8° e 9° ano) e nível 3 (Ensino Médio). Os alunos com melhor desempenho na segunda fase são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. A partir da 18ª edição, foram criados os prêmios regionais, com a concessão de medalhas aos estudantes considerando-se o desempenho na prova da OBMEP dentre os alunos do seu estado.
 
Segundo a professora do Departamento de Matemática da UFSM Taisa Junges Miotto, coordenadora regional da OBMEP, a UFSM tem um papel importante, pois auxilia com infraestrutura e toda a parte administrativa da aplicação da prova – divulgação, logística, contratação de coordenadores e fiscais de sala. A correção regional das provas da segunda fase é feita por professores da Universidade, que ainda fornece sala para sediar a coordenação da OBMEP. “A OBMEP ajuda a formar um elo entre a UFSM e a comunidade escolar da regional”, destaca Taisa.
 
A cerimônia regional de premiação da 18ª OBMEP será realizada na sexta-feira (3), às 14h, no Park Hotel Morotin, em Santa Maria. Todos os espaços já estão reservados para os representantes das escolas.
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65723

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes