Envolvido com o estudo de bioinsumos, o professor da UFSM Jerson Carus Guedes, foi convidado a coordenar o Comitê Técnico do Bio Summit 2024. O evento, que acontecerá na cidade de Campinas (SP), nos dias 28 e 29 de maio, busca ser um espaço onde profissionais do setor agrícola, pesquisadores, empresas e agricultores compartilham conhecimentos, exploram tendências e inovações, além de estabelecer conexões para o desenvolvimento futuro da agricultura.
De acordo com o professor, a UFSM é uma referência nacional em bioinsumos, uma vez que sedia a Redeitec Bioinsumos RS (Rede de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Bioinsumos do Rio Grande do Sul), que desenvolve processos de produção, formulação e aplicação de bioinsumos multifuncionais nos cultivos agrícolas gaúchos. A universidade é sede também do Cedeittec Bioinsumos (Centro de Desenvolvimento de Inovação e Transferência de Tecnologia em Bioinsumos), um centro temático centrado na transição ecológica. Tem o objetivo de maximizar o aproveitamento da biodiversidade brasileira na criação de produtos e soluções para uma agricultura regenerativa e sustentável em larga escala.
No evento serão discutidos diferentes aspectos dos bioinsumos, incluindo biopesticidas, biofertilizantes e bioestimulantes, além de temas relacionados à ciência, produção, distribuição, comercialização e uso desses insumos na agricultura. De acordo com a analista de comunicação do FB Group, Keyla Zuca, para montar a programação do BioSummit 2024, os especialistas na área de bioinsumos, com conhecimentos acadêmicos, tecnológicos e industriais, analisaram as necessidades do setor e seus temas. Dessa forma, ao longo da programação serão abordados assuntos como: mercado; número e perspectivas; difusão de conhecimento; aspectos regulatórios; oportunidades da indústria; distribuição e fusões e aquisições (M&A); produção industrial e on farm; conhecimento técnico científico; ciência e inovação aplicada.
O professor Jerson mediará o painel de abertura: “O mundo disruptivo e o mercado de biológicos”. E também palestrará no painel intitulado “Organização e difusão do conhecimento em bioinsumos”. Segundo o professor Jerson, “um evento como este serve para dar conhecimento ao nosso trabalho e criar novas conexões com a cadeia de desenvolvimento e o mercado dos biológicos”.
O público-alvo é constituído por profissionais, produtores rurais, patrocinadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Mais informações, incluindo a programação completa e instruções para inscrição, podem ser encontras no site do BioSummit: biosummit.com.br.
Fazem parte da organização o FB Group e instituições e entidades como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), UFSM, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Instituto Federal Farroupilha, Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) e Redeitec Bioinsumos.
Texto: Gabriela Leandro, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali