Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Membro do DTG Noel Guarany da UFSM é eleito 1º Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul

Matheus Goggia representou a 13ª Região Tradicionalista pela entidade vinculada à Universidade



foto colorida vertical com um homem sorrindo, de cabelo longo e barba, lenço amarelo no pescoço, bombacha, segurando um troféu, tendo ao fundo uma área verde, com carros estacionados
Matheus Goggia

No último sábado (20), o representante do DTG Noel Guarany da UFSM Matheus Goggia foi escolhido 1º Peão Farroupilha do Estado. A solenidade de premiação aconteceu durante o 35º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul, que contou com uma programação de três dias nas cidades de Entre-Ijuís e Santo Ângelo.

O evento reuniu cerca de mil participantes das 30 regiões tradicionalistas, divididos nas três categorias: Piá (mirim), Guri (juvenil) e Peão (adulto). Os participantes foram avaliados por suas habilidades artísticas e conhecimentos históricos e geográficos. Além disso, houve avaliação de conhecimentos e desenvoltura nas lidas campeiras.

O 1° Peão tem 27 anos e é natural de Santana do Livramento. Ele representou o DTG Noel Guarany, entidade tradicionalista vinculada à UFSM como um programa de extensão. Matheus cita que a sua vitória vem de uma preparação de muitos anos, mas que se intensificou em 2022, quando assumiu a posição de Peão Farroupilha do DTG, visando aos concursos regional e estadual.

“É uma alegria imensa representar a UFSM e o DTG Noel Guarany, que são ambientes de pluralidade, de ensino, pesquisa, extensão e também de muita cultura”, comenta Matheus.

Ele afirmou também que a vitória é a soma do trabalho de muitas pessoas. “Eu sempre falo que a gente não consegue nada sozinho, então isso também é a soma dos esforços de muitas pessoas que se dedicaram e sonharam junto comigo durante esse processo”, afirmou Matheus. É a primeira vez que a cidade de Santa Maria leva o título, e o primeiro da 13ª Região Tradicionalista desde os anos 1990. 

“Eu sempre digo que esse sonho há muito tempo deixou de ser só meu, hoje é uma realidade para todos nós. É muito emocionante e estamos muito emocionados. Confesso que a ficha ainda não caiu”, disse o 1° Peão. Ele também comenta que é grato pela oportunidade de representar a Universidade, o DTG, Santa Maria e a 13ª Região Tradicionalista. 

Próximos passos

Nesta nova gestão, o grupo de peões precisa representar o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), fomentando a disseminação da cultura, ministrando palestras e marcando presença em eventos oficiais. 

A cidade do ganhador sedia o evento do próximo ano. Assim, em 2025, Santa Maria será a sede do 36º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul.

Texto: Mariane Machado da Silva, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Foto: Arquivo pessoal

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65685

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes