8ª edição do Escambo Solidário contou com oficina de costura, karaokê e primeira Feira Estudantil de Artesanatos

Evento promove a conscientização estudantil e comunitária sobre temas socioambientais

Húmus produzido pelo CA

Na tarde do último sábado (20), ocorreu a 8ª edição do Escambo Solidário, coordenado pelo Comitê Ambiental da UFSM (CA). O evento, realizado no hall do RU I, sediou um oficina Costura Criativa, um karaokê e a troca de resíduos orgânicos e materiais recicláveis por plantas, artesanatos e demais produtos confeccionados pela organização. O espaço foi ocupado, ainda, por 12 expositores inscritos na Feira Estudantil de Artesanatos.

Integrante da coordenação do Comitê, Poliana Ferreira considera a programação um sucesso entre os moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) cadastrados. “Quem participa adora trocar suas bonificações pelas opções que ofertamos. Os materiais trazidos geram pontos que podem ser usados para “comprar” plantas e artesanatos. Os pontos podem ser trocados também pelo húmus, material que é gerado pela vermicompostagem dos orgânicos trazido pelos próprios moradores”, explica.

Edinéia com seus pontos adquiridos pela troca de resíduos

A acadêmica de Pedagogia e moradora da casa do estudante, Edinéia Silva, prestigiou o Escambo Solidário pela primeira vez e tem uma impressão positiva sobre a iniciativa. “É uma chave para que o tema da reciclagem chegue ao público de maneira palatável, pois mostra como uma simples troca pode contribuir para o cuidado com o meio ambiente e com o próprio local em que moramos. Trocar recicláveis e óleo de cozinha por plantinhas me deixou motivada para as próximas vezes. É uma super ideia que traz, ainda, socialização e momentos de lazer entre os envolvidos. Com certeza virei em outras edições”, afirma a estudante.

Oficina de costura

Participantes da oficina de costura

Além de promover uma conscientização coletiva acerca da sustentabilidade e do descarte correto de resíduos, o Comitê Ambiental também possibilita que os participantes explorem sua autonomia e criatividade por meio da oficina Costura Criativa. A atividade foi desenvolvida no mesmo espaço da feira. Linhas, agulhas, tesouras, tecidos e demais itens essenciais para costura foram distribuídos a todos os interessados em exercitar a prática.

A estudante do curso de Educação Especial, Isadora de Souza, participou da oficina e se voluntariou a auxiliar a organização. “Foi a primeira vez que pude ver um pouco mais de perto o quão lindo e incentivador é o projeto. Acho uma oportunidade maravilhosa de reforçar, tanto aos estudantes quanto às pessoas que vêm de fora, o quão importante é separar o lixo em suas casas e como isso colabora com a preservação do meio ambiente. Nós temos muito retorno com isso, principalmente nas oficinas que nos permitem sair da rotina. Às vezes, pode ser difícil ficar só em casa estudando, por isso elas são ótimas para a interação social e novos aprendizados”, relata.

Sobre o Comitê Ambiental

O evento teve apoio do Setor de Atenção Integral ao Estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (SATIE/PRAE) e do Setor de Planejamento Ambiental da UFSM (SPA), parceiros do Comitê Ambiental. A atuação do CA busca atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, plano de ação adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015 para o enfrentamento às mudanças climáticas e a seguridade dos Direitos Humanos.

O foco do projeto estudantil é nos ODS 2 – Fome Zero e Agricultura sustentável e 12 – Consumo e produção responsáveis. O 2º item da lista tem como principais metas acabar com a fome e a desnutrição, garantir o acesso de todas as pessoas a alimentos seguros, nutritivos e suficientes e dobrar produtividade agrícola e renda dos pequenos produtores de alimentos. Já o 12º é voltado à promoção de recursos, eficiência energética e infraestrutura sustentável e ao acesso a serviços básicos e empregos “verdes”, ou seja, que contribuem para a sustentabilidade.

Moradores da CEU que queiram procurar o Comitê podem se dirigir até o Bloco 11 da CEU 2, localizada no campus sede. Neste semestre, os horários de atendimento durante a semana são às quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, e aos sábados, das 9h às 11h. Os organizadores se prontificam a receber materiais a serem trocados por pontos do Escambo, instruir o descarte correto de resíduos especiais no Ecoponto e tirar dúvidas sobre sustentabilidade.

Confira mais registros do evento:

Texto e fotos: Kemyllin Dutra, estagiária de jornalismo na Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista