As acadêmicas da UFSM Giovana Borelli e Maria Isabela Vendruscolo Montagner ganharam, nesta quarta-feira (10), o prêmio Meninas Olímpicas em solenidade promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Giovana cursa Ciência da Computação e Maria Isabela faz Engenharia Civil. Ambas receberam a condecoração por terem ganhado medalha de ouro na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em 2023, quando estudavam no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria.
O prêmio foi criado a partir de iniciativa da professora Nara Martini Bigolin do Campus da UFSM de Frederico Westphalen, que gravou depoimento exibido ao final da solenidade. A partir de uma mobilização nacional e projeto de resolução do Senado Federal, a premiação visa valorizar e reconhecer a participação de meninas em olimpíadas científicas.
O prêmio foi entregue pela deputada Sandra Covatti, da Procuradoria Especial da Mulher, pelo deputado Valdeci Oliveira e pela deputada Eliana Bayer (na foto à direita). No total, 34 meninas receberam o prêmio por terem ganhado medalhas de ouro em olimpíadas científicas na área de Matemática, Física, Química e Astronomia.