A Universidade Federal de Santa Maria foi uma das mais de cem instituições de educação superior (IES) participantes do Encontro Regional de Avaliação de Educação Superior da Região Sul. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o encontro ocorreu na sede do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis, nos dias 24 e 25 de março. Os representantes da UFSM apresentaram, na oportunidade, o projeto financiado pelo Inep para o desenvolvimento de plataforma online para reunir e divulgar indicadores educacionais, com objetivo de facilitar o acesso e a apropriação dos resultados pelos gestores de IES.
A agenda de debates organizada pela autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC) tem como finalidade discutir o aprimoramento qualitativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos em 2024. O encontro já passou pelo Norte e deve contemplar as demais regiões do país.
O Sinaes é um processo nacional de avaliação das IES, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos estudantes. Entre os instrumentos utilizados pelo Sinaes está o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado aos ingressantes e concluintes de licenciaturas, bacharelados e tecnólogos
Novo quadro da educação superior
Há 20 anos, quando o Sinaes foi criado, o panorama da educação superior era diferente. Conforme comparativo feito pelo Inep, entre 2003 e 2022, o número de IES aumentou de 1859 para 2595; a quantidade de cursos se elevou de 17649 para 44951; e o total de estudantes matriculados saltou de mais de 3,9 milhões para mais de 9,4 milhões. A modalidade a distância respondeu, em 2022, por 46% das matrículas.
Diante desse quadro, a Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep apontou, no encontro em Florianópolis, como desafios: o crescimento e a diversificação da educação superior, o excesso de modelos de testes, o volume das visitas in loco, a necessidade de salto qualitativo das avaliações, a regularidade e a previsibilidade das avaliações. O próprio Instituto também questionou quais são as evidências educacionais necessárias e adequadas para implementar políticas públicas.
A reformulação do Sinaes começará pelas licenciaturas. O Enade aplicado aos cursos de licenciatura terá um novo formato de prova e atualização das matrizes de referência, ou seja, dos conteúdos exigidos. A principal novidade, no entanto, será a indicação de padrões para o desempenho e as competências práticas esperadas nos estágios supervisionados.
Parceria com a UFSM
O Inep estabeleceu uma parceria com a UFSM para desenvolver uma plataforma online para sistematização e visualização de indicadores da educação superior de forma dinâmica e intuitiva. A proposta da plataforma integra as ações do Inep para aprimorar o Sinaes e foi apresentada no encontro regional, em Florianópolis, pelo analista de TI, Fernando Barbosa, que coordena o projeto pela UFSM.
A plataforma “Cesta de Indicadores da Educação Superior” está em desenvolvimento por uma equipe multidisciplinar composta por professores, técnicos e estudantes das áreas de Administração, Comunicação Social, Desenho Industrial, Estatística e Tecnologia da Informação. O grupo atua em pesquisas que visam ao aperfeiçoamento dos indicadores, o diagnóstico de uso e de apropriação dos indicadores por públicos das IES, testes com usuário e de representação estética e comunicacional dos indicadores. A plataforma representa o produto final do projeto e sua entrega está prevista para janeiro de 2026.
Também participaram do encontro em Florianópolis pela UFSM a professora Andrea Charão, do Departamento de Linguagens e Sistema de Computação do Centro de Tecnologia (CT), e o analista de TI Marcelo Kroth, coordenador de Planejamento Informacional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).