Equipe PhenoGlad e projeto Flores para Todos promovem palestras com convidados internacionais
Atividades fazem parte das ações de internacionalização do grupo
Publicado em
Na próxima Segunda-feira (25) acontecem três palestras internacionais promovidas pela Equipe PhenoGlad e pelo Projeto Flores para Todos.
Às 8h, na Sala Cláudio Mussoi, no Centro de Ciências Rurais, acontece a palestra intitulada “Hydrangea collection in CREA and breeding activity by in vitro ovule culture to improve genetic variability in Hydrangea spp.” que será ministrada por Beatrice Nesi, pesquisadora italiana do Consiglio per la Ricerca in Agricoltura e l’analisi dell’economia Agraria (CREA).
Às 14h e às 15h, no prédio 61H, Parque Tecnológico da UFSM, acontecem as palestras “Empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento no mundo da floricultura global: mercados, sustentabilidade e economia circular” que será ministrada pelo empresário italiano Andrea Mansuino, CEO da empresa Mansuino Breeding Emotions, e a palestra “Consultoria Internacional em agronegócios: desafios e oportunidades” que será ministrada pelo consultor internacional Mauricio Torres.
Segundo o professor do departamento de Fitotecnia e coordenador nacional do projeto Flores para Todos, Nereu Augusto Streck, as palestras fazem parte da parceria da Equipe PhenoGlad com estes convidados que, ano passado, receberam e foram orientadores da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Regina Tomiozzo, que realizou seu doutorado sanduíche na Itália. “Depois de sediarem o doutorado Sanduíche da Regina, a comitiva italiana estará na UFSM para compartilhar conhecimento e experiências com nossos alunos de graduação e pós graduação, explica Nereu.
As palestras são gratuitas, a inscrição será feita na hora de chegada, será emitido certificado de participação aos alunos que assistirem de forma presencial. As atividades também serão transmitidas pelas redes sociais PhenoGlad (Facebook e Instagram).
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.