Nesta quinta-feira (21), uma delegação brasileira realizou uma visita ao Geoparque Parque Natural Sierra Morena, de Sevilha, Espanha. O encontro teve como objetivo estreitar parcerias e buscar aproximações entre o Geoparque espanhol e o Geoparque Caçapava, a fim de alinhar um possível acordo de cooperação entre os dois locais.
Na visita, o grupo brasileiro foi composto por Flavi Ferreira Lisboa Filho, pró-reitor de extensão da UFSM; Elisa Lubeck, docente da Universidade Federal do Pampa e Gibsy Soares Caporal, professora do Instituto Federal Farroupilha. Eles foram recebidos por Jose Enrique Borrallo Romero, Diretor Geral de Espaços Naturais Protegidos. Também estiveram presentes no encontro Gonzalo Fernandez de Castro, Coordenador Científico do Geoparque, Vicente Castaño, Diretor do Parque Natural Sierra Morena e Antonino Sanz Matencio, avaliador da UNESCO.
O Geoparque Parque Natural Sierra Morena possui como singularidade o Cerro del Hierro, uma formação rochosa única, com rochas calcárias que possuem sedimentos de ferro. A presença do ferro motivou a atividade mineira na região, o que deixou a paisagem com cores e formas únicas. Atualmente, no espaço de preservação é possível encontrar espécies vegetais e animais únicas.