A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas para a seleção de coordenador institucional no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). A chamada atende ao Edital CAPES/SECADI n. 023/2023.
As inscrições estarão abertas de 25 de março a 24 de abril de 2024.
A bolsa mensal de Coordenador Institucional do programa é de R$ 2.100,00, com vigência prevista de agosto de 2024 a agosto de 2028.
O Edital 030/2024, que traz as instruções e a documentação necessária à inscrição, pode ser acessado no site ufsm.br/prograd.
São requisitos para concorrer à vaga na modalidade de Coordenador(a) Institucional:
- Pertencer ao quadro permanente da UFSM como docente vinculado a curso de licenciatura de oferta regular e estar em efetivo exercício;
- Possuir título de mestre ou de doutor;
- Ter experiência mínima de três anos no magistério superior;
- Possuir experiência comprovada na formação de professores;
- Não ocupar o cargo de Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitor ou cargo equivalente na UFSM.
O Parfor Equidade visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim como educação especial inclusiva e educação bilíngue de pessoas surdas.
Recentemente, a UFSM teve três propostas de cursos de licenciatura aprovadas no Edital CAPES/Secadi: Educação Especial Inclusiva (pelo Centro de Educação), Licenciatura Intercultural Indígena Mbyá Guarani (pelo Centro de Artes e Letras) e Educação Intercultural Indígena (pelo Campus UFSM Frederico Westphalen).
Dúvidas sobre o Parfor Equidade podem ser encaminhadas ao email prograd@ufsm.br.