Dando sequência ao seu processo de internacionalização, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da UFSM segue recebendo estudantes latino-americanos. Neste semestre, dois novos alunos serão recebidos. Marcel Guevara, da Venezuela, e Pedro Sanabria, do Paraguai, iniciam o curso de mestrado no primeiro semestre. Além deles, Maria Sol Arce, do Paraguai, vai cursar o 4º semestre do doutorado, e Maria Soledad Armoa, também paraguaia, vai para o 3º semestre do doutorado.
Segundo o professor Alencar Junior Zanon, do Departamento de Fitotecnia, durante as missões de trabalho de projetos que ele coordena na América do Sul, em países como Venezuela, Paraguai e Colômbia, além de consolidar a UFSM como referência em agricultura, são realizadas conexões com pesquisadores e estudantes, ocasiões em que são apresentadas as oportunidades existentes na Universidade. “O PPGEA é referência em atrair alunos de fora do Brasil. Já foram mais de dezenas de estudantes do exterior formados no programa”, afirma.
Além de receber estudantes, muitos alunos da UFSM também fazem o caminho inverso. Neste semestre, um doutorando parte para fazer “sanduíche” na Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos – onde outra egressa da UFSM está fazendo mestrado.
Alencar destaca a importância destes intercâmbios para a internacionalização da Universidade.