Sisu 2024: entenda as mudanças na política de cotas do programa

Esta edição do Sisu segue alterações determinadas pela nova Lei de Cotas

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está com as inscrições abertas desde a última segunda-feira (22), com encerramento às 23h59min (horário de Brasília) desta quinta-feira (25). Os interessados devem acessar o site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para se inscrever. Neste ano, o sistema passa a introduzir mudanças propostas pelo Governo Federal, como a nova Lei de Cotas, sancionada em novembro de 2023, que altera as políticas de ingresso.

Veja as principais alterações nas cotas:

O novo texto também responsabiliza, além do Ministério da Educação, outros ministérios pelo acompanhamento da política de cotas. São eles: Povos Indígenas; Direitos Humanos e da Cidadania; e Igualdade Racial. A lei deverá ser monitorada anualmente e avaliada a cada dez anos, com elaboração e divulgação de relatórios.

Qual é a diferença?

A mudança determina que todos os estudantes inscritos no sistema sejam classificados primeiramente de forma geral, em ampla concorrência, a partir de seus resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. Nas edições anteriores, cada candidato era avaliado apenas de acordo com a modalidade escolhida na inscrição. O objetivo da alteração é que seja contemplado dentro das cotas apenas o público que realmente demanda a política de ações afirmativas.

Opções de cotas

Ao todo, o candidato pode optar entre oito tipos diferentes de ações afirmativas, todas destinadas a egressos do ensino médio em escolas públicas. Caso o interessado se encaixe nos requisitos necessários para utilizar alguma das modalidades de cotas e optar por utilizá-las, deve se certificar da documentação necessária para a comprovação, de acordo com as exigências do próprio Sisu e da instituição pretendida.

Já a ampla concorrência é destinada para os candidatos que não se enquadram em nenhuma modalidade de ações afirmativas ou não desejam utilizá-las. Durante o período em que as inscrições do Sisu permanecerem abertas, é possível transitar entre cotas e ampla concorrência, porém, após o encerramento, a troca não é mais permitida.

Confira as modalidades de ingresso por cota:

Para auxiliar os candidatos a escolher a cota mais adequada, a Pró-Reitoria de Graduação disponibiliza um Simulador de Cotas. No site, o estudante responde 6 perguntas e o sistema indica quais as possibilidades para a inscrição.

Outras novidades desta edição

Diferentemente das edições anteriores, em 2024 o Sisu passará a contar com apenas uma edição no ano. Essa mudança também se reflete na lista de espera, que poderá ser utilizada pelas instituições durante todo o ano. Os inscritos não selecionados na chamada regular poderão entrar na lista de espera entre os dias 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Texto: Júlia Weber, estudante de jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Foto de capa: Gabriel Escobar, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Arte Gráfica: Daniel de Carli
Edição: Lucas Casali