Gestão da UFSM registra baixa abstenção no PSS e fluxo tranquilo no campus

Em coletiva de imprensa, gestores da universidade apresentaram os primeiros dados sobre a aplicação do Vestibular e do PSS

Enquanto os candidatos realizavam as provas do Vestibular de verão e do Processo Seletivo Seriado (PSS) nesta tarde de sábado (13), o reitor Luciano Schuch e a vice-reitora Martha Adaime celebraram o sucesso do primeiro dos dois dias de aplicação dos exames, em coletiva de imprensa feita no Espaço Multiuso da UFSM. Sem grandes intercorrências e com uma taxa de abstenção de cerca de 14,2% na primeira edição da prova do PSS, os gestores esperam que o segundo dia de provas seja ainda mais calmo.

Os dados sobre o primeiro dia do Vestibular 2024 foram apresentados em entrevista coletiva no Espaço Multiuso da UFSM

Segundo o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, a taxa de abstenção do PSS é a mais baixa registrada em processos seletivos da UFSM, o que é importante porque os mesmos alunos que estão participando desta primeira edição da prova realizarão as próximas etapas do PSS em 2025 e 2026. Ao longo de 40 questões de múltipla escolha, os estudantes responderam a perguntas de diversas áreas do conhecimento, permeadas por temáticas ligadas a animais de estimação.

Campus cheio

Com mais de 600 colaboradores organizando a logística das provas e 13.143 inscritos, os gestores informaram que não ocorreram grandes problemas para o ingresso aos locais de prova, tanto no centro de Santa Maria, onde foi aplicada a prova do PSS, quanto no campus sede da UFSM, em Camobi, onde foi aplicado o Vestibular. Segundo Tybusch, foram contabilizados mais de 8 mil automóveis, fora ônibus de linha ou fretados, circulando pela cidade universitária em um período de duas horas, o que deixou o trânsito intenso, mas ainda assim organizado. De acordo com informações da equipe responsável pelo policiamento da universidade, foi feita uma operação integrada entre a Polícia Rodoviária Federal e o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, junto com Departamento de Trânsito do município, a fim de garantir a maior fluidez possível.

Ao todo, seis pessoas precisaram receber atendimentos médicos, mas, felizmente, apenas uma foi encaminhada para o hospital. Por isso, Schuch reforçou a importância de que os vestibulandos venham para o campus com roupas leves e confortáveis, bem alimentados e hidratados, para a realização das provas deste domingo (14) do Vestibular, evitando possíveis desconfortos que, somados ao nervosismo, podem ser prejudiciais à saúde dos estudantes. Também é recomendado que se chegue cedo, pois após as 8 horas (horário de início da prova) não será mais permitido em hipótese alguma ingressar nas salas de aplicação.

Texto: Laurent Keller e Thais Immig, estudantes de Jornalismo

Foto: Gabriel Escobar, estudante de Jornalismo