A SAI publicou na última semana o edital de mobilidade do Grupo BCI (Bureau de Coopération Interuniversitaire), com destino à Quebec, no Canadá. O edital prevê a pré-seleção de candidatos para a realização de intercâmbio, durante o ano acadêmico 2024-2025. O número de vagas disponíveis varia para cada universidade e os requisitos dependem das condições específicas das instituições, disponíveis neste link. No total, são 6 instituições participantes, que podem ser consultadas no BCI SEP Summary Table. A SAI, neste processo, age como mediadora, sendo inicialmente responsável por fazer a pré-seleção do estudante e, caso ele seja aceito pela universidade pretendida, fará também a nomeação e o acompanhamento da candidatura do estudante.
No plano de estudos, os candidatos poderão elencar disciplinas optativas, realizar trabalho final de curso, participar de atividades de pesquisa e extensão ou outras atividades acadêmicas semelhantes. O estudante pode se candidatar apenas uma vez, indicando a primeira opção de universidade de destino, já as outras opções devem ser preenchidas diretamente no Formulário online do BCI. Alguns dos requisitos que devem ser atendidos é a conclusão mínima do quarto semestre, ter Média Geral Acumulada (MGA) igual ou superior a sete, respeitar os pré-requisitos do curso de origem e destino e a apresentação do Plano de Estudos aprovado pela coordenação de curso. Para a construção do Plano, o candidato deve se certificar que as disciplinas de seu interesse serão ofertadas no semestre da mobilidade, além de verificar se elas poderão ser aproveitadas pela coordenação após o retorno.
Conforme o acordo bilateral firmado entre a UFSM e o Grupo BCI, o intercambista recebe isenção de taxas acadêmicas, como matrícula e inscrição em disciplinas, mas ainda é responsável pelos gastos com viagem e com sua estadia no exterior, bem como emissão de passaportes e realização de teste de suficiência, se necessário. Para a pré-seleção não é necessário a apresentação do passaporte, que se torna obrigatório apenas a partir da nomeação do candidato. Além disso, os estudantes devem estar atentos à necessidade de testes de suficiência linguística que cada universidade pode exigir, visto que na maioria das universidades, os cursos são ofertados somente em francês.
As inscrições estão abertas até 5 de fevereiro e podem ser realizadas por meio do formulário online disponível neste link.
Texto: Núcleo de Comunicação da SAI