Em mais uma parceria com a Magical Mystery Band, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta na próxima quinta-feira (14), sob a regência do maestro Tita Sartor, o espetáculo Concertos Sinfônicos: Beatles Everywhere. Com início às 20h, no Centro de Convenções da UFSM, o concerto vai contar também com a participação especial, como solistas, da dupla de cantores Juliana Pires e Matheus Lopes. Além disso, em uma colaboração com o Ballet Ivone Freire e o Projeto Dançando para Educar, o espetáculo terá a participação de quatro bailarinos: Alice Duarte, Robson da Cruz, Ana Júlia Nunes e Henrique Neumann.
O repertório parte da música “Here, There and Everywhere”, sugerindo que a obra dos Beatles é universal e eterna. O programa inclui ainda clássicos do quarteto de Liverpool, como “Yellow Submarine” e “Eleanor Rigby”, e segue com grandes sucessos de autoria individual de cada um dos integrantes após o término da banda. Além de todo o movimento de contracultura influenciado pelo rock and roll, do final da década de 60 em diante, a banda inspira compositores e artistas brasileiros de diversas gerações, através de versões em português, citações de trechos musicais e textos, influências de estilos musicais, arranjos elaborados, adoção de formações e instrumentos musicais. Por isso, este concerto vai contemplar também artistas brasileiros influenciados pelo Beatles, como Raul Seixas, Rita Lee, Cássia Eller, Mutantes, Legião Urbana e TNT.
Para essa homenagem aos Beatles, podem ser retirados dois ingressos por pessoa, de forma gratuita, a partir de segunda-feira (11) no Centro de Convenções. Ao público, solicita-se a doação de 1 kg não perecível na entrada do concerto. Os ingressos também podem ser obtidos com a Unimed Santa Maria, patrocinadora do espetáculo, em dois locais: na sede administrativa, que fica na Rua Gaspar Martins, 1482, e na sala de atendimento, localizada no térreo da Policlínica Wilson Aita, na Avenida Presidente Vargas, 2355.
O espetáculo também integra a programação de aniversário de 63 anos da UFSM, que promove o concerto por meio da Pró-Reitoria de Extensão e em conjunto com a Associação Orquestra Sinfônica de Santa Maria. A produção executiva é da agência Chili, em uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).