Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docente do Departamento de Geociências da UFSM participa de evento internacional sobre ilhas de calor urbanas

Encontro reúne especialistas para troca de conhecimentos sobre o tema



O professor do Departamento de Geociências da UFSM, Cassio Arthur Wollmann, está participando do 6th International Conference on Countermeasures to Urban Heat Islands, que ocorre entre os dias 04 a 07 de dezembro de 2023, na Royal Melbourne Institute of Technology University, na cidade de Melbourne, Austrália.

O evento tem como objetivo reunir os maiores pesquisadores mundiais para discutir temas ligados à adoção de medidas para a economia de energia, à saúde, à construção civil sustentável, o desenho urbano, à qualidade do ar, conforto térmico, ilhas de calor e os estudos humanos nas principais cidades do mundo. A diversidade de temas da conferência amplia o escopo e o conhecimento sobre novas abordagens, descobertas e evidências em torno de medidas para ilhas de calor urbanas.

O professor, que é o coordenador do projeto intitulado @bcc.project, vem realizando pesquisas sobre o clima urbano de Balneário Camboriú desde o ano de 2019, e neste evento apresentou resultados sobre o conforto e desconforto térmico das ciclovias da cidade, um estudo inédito na América Latina. Os resultados mostraram que a maioria das ciclovias estudadas apresentava desconforto térmico no início da manhã. Porém, no final da tarde o nível de desconforto térmico tendeu a diminuir gradativamente. A análise revelou de forma quantitativa a influência da verticalização da cidade, que é famosa por isto, nos índices de conforto térmicos empregados no estudo.

É objetivo do projeto fornecer uma base para o desenvolvimento de estratégias termicamente adaptativas dirigidas à criação de espaços exteriores sustentáveis ​​que conduzam a atividades como o ciclismo. Estas medidas podem potencialmente ajudar as práticas de planeamento e design urbano a melhorar o conforto térmico em ambientes exteriores, reduzindo os riscos térmicos e, assim, promovendo atividades ao ar livre mais sustentáveis ​​e inclusivas, explica Cássio.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64746

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes