Para um bom desempenho em uma avaliação, o aluno não depende apenas do conhecimento adquirido com os estudos, mas também de apoio e confiança para se sentir seguro e capaz. Pensando nisso, as coordenações de cursos, docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFSM resolveram auxiliar os alunos inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado no último domingo (26), por meio de palavras de apoio e encorajamento e da distribuição de canetas e lanches.
Ações dos servidores
Os estudantes contaram com o preparo prévio para o exame, como no caso do curso de Farmácia, que ofereceu para os participantes uma roda de conversa com diversos professores. “Muitos nos retornaram dizendo que foi bem importante. No geral, o pessoal saiu com a sensação de que a prova estava acessível”, conta o coordenador do curso de Farmácia do Campus Sede, Clóvis Paniz. Ele e outros colegas também estiveram presentes no local de prova oferecendo incentivo aos alunos. “Ficamos acompanhando a chegada dos alunos, conversando, motivando e animando para a prova. de forma bem leve e descontraída”.
Com isso, o cuidado dos servidores foi além da revisão dos conteúdos, eles se preocuparam também em reforçar a dose de confiança dos alunos. Segundo a coordenadora substituta do curso de Nutrição do Campus UFSM de Palmeira das Missões, Vanessa Ramos Kirsten, os professores de Nutrição estiveram presentes tanto Palmeira das Missões quanto em Santa Maria para realizar a distribuição de água, caneta na cor preta, e o mais importante, “apoio e desejo de boa sorte!”.
Os aproximadamente 62 participantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Florestal do Campus da UFSM de Frederico Westphalen também foram recepcionados com mensagens de carinho e incentivo, além da distribuição de canetas pretas e balas na Escola Estadual Técnica José Cañellas, local designado para aplicação da prova no município. A iniciativa foi organizada pela Comissão Setorial de Avaliação (CSA/FW), e também estiveram presentes o diretor da Unidade, Braulio Otomar Caron, e a vice-diretora, Eliane Pereira dos Santos, além de professores dos cursos.
O exame
O Enade tem como objetivo avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes. O exame, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes.
A avaliação, realizada anualmente, contou com 408.037 inscritos em todo o país. Já na UFSM, foram inscritos 1.351 estudantes de todos os campi, concluintes de 31 cursos. Mesmo a prova sendo realizada todos os anos, os cursos são intercalados em um intervalo de três anos. Em 2023, foram avaliados cursos de bacharelado em áreas como ciências da saúde, ciências rurais, ciências naturais, ciências sociais aplicadas e engenharias. Além disso, também foram avaliados cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética; gestão ambiental; radiologia; gestão hospitalar; segurança no trabalho; e agronegócio.
Os discentes puderam escolher o local de prova de acordo com a disponibilidade, já que muitos realizam estágios e outras atividades fora dos municípios onde ficam localizados os campi da universidade. A coordenadora substituta do curso de Nutrição da UFSM-PM, Vanessa Ramos Kirsten, conta que os 26 alunos do curso estavam distribuídos pelas cidades de Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Santa Rosa, Porto Alegre e Teresópolis, Rio de Janeiro.
A relação dos estudantes em situação regular com o Enade deve ser divulgada no dia 4 de Janeiro. Já para os alunos que não puderam comparecer por motivos citados no edital, os pedidos de dispensa poderão ser feitos entre 4 de janeiro e 9 de fevereiro de 2024. A medida só é válida para os que já responderam o Questionário do Estudante, obrigatório para todos os concluintes, que visa levantar dados que caracterizam o perfil do estudante e seus processos formativos. As respostas são aliadas aos resultados do Enade e contribuem para o cálculo do dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O prazo para o preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso começou na segunda (27) e vai até 8 de dezembro.
Texto: Júlia Weber, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Fotos: Divulgação
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista