Durante sua última missão na Áustria, o professor Érico Marlon de Moraes Flores, do Departamento de Química da UFSM, visitou a Universidade de Graz (antiga Karl-Franzens-Universität Graz) na primeira semana de outubro. O professor Érico fez uma visita aos laboratórios do Instituto de Química e participou de reuniões com o grupo de pesquisa liderado pelo seu diretor, professor Jörg Feldmann, que o recepcionou na ocasião. Fundada em 1585 e atualmente classificada entre as 600 melhores universidades do mundo no ranking Times Higher Education (THE), a Universidade de Graz é a segunda mais antiga da Áustria e possui laureados com o Prêmio Nobel dentre seus egressos.
Durante a visita, houve um grande interesse dos pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de Graz nos trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa coordenado pelo professor Érico Flores na UFSM. Como resultado, ele foi convidado a ministrar, para os docentes e alunos do instituto, a palestra intitulada Current Status and Challenges in Sample Preparation for Atomic Spectrometry (“Estado atual e desafios na preparação de amostras para a espectrometria atômica”). Nessa palestra, o professor Érico, além de seus trabalhos científicos, mostrou o potencial da UFSM para intercâmbio e colaborações internacionais.
Nessa oportunidade, ficou acertada a vinda do professor Feldmann e de um aluno de doutorado de seu grupo para apresentar uma palestra e participar de dois congressos científicos organizados por pesquisadores da UFSM: o 7th Brazilian Meeting on Chemical Speciation e o 16th Rio Symposium on Atomic Spectrometry. Ambos vão ocorrer de 26 a 30 de novembro em Bento Gonçalves.
De acordo com Érico, o interesse despertado por grupos de pesquisa de grande visibilidade internacional contribui para aumentar a visibilidade internacional da UFSM e mostra a importância dos trabalhos realizados nos programas de pós-graduação em Química e Engenharia Química, nos quais ele atua.
Érico Flores é o coordenador do Laboratório de Análises Químicas Industrias e Ambientais (Laqia) e do Centro de Estudos em Petróleo (Cepetro) da UFSM. Atualmente, Érico também é o coordenador nacional do Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos da Farmacopeia Brasileira – órgão vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – e é também membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), além de fellow da Royal Society of Chemistry e membro associado eleito da International Union of Pure and Applied Chemistry (Iupac).